Ferramenta de Apoio aos Estudantes da Agricultura para Identificação de Invasores na Cultura da Soja

Autores

  • Carolinne Roque e Faria Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Cinthyan Renata Sachs Camerlengo de Barbosa Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110214

Palavras-chave:

Sistemas Inteligentes e Aprendizagem. Agricultura Digital. Processamento de Linguagem Natural.

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento de uma ferramenta chamada Carolina (Conversação Agronômica RObotizada em LInguagem NAtural) de apoio aos estudantes da agricultura para identificação de invasores na cultura da soja que possibilita consultas em Linguagem Natural para a construção de diálogos na obtenção de diagnósticos precisos sobre ameaças a essa cultura, simplificando o trabalho dos agricultores e das partes interessadas agrícolas que lidam com muitas informações. O tema proposto contou com a utilização de Aprendizado de Máquina em uma estrutura de dados com 101 pragas e suas informações na cultivar da soja e por meio do spaCy, uma biblioteca para análise sintática, foi possível pré-processar os textos, reconhecer as entidades nomeadas e suportar os requisitos para o desenvolvimento da ferramenta.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

ROQUE E FARIA, C.; RENATA SACHS CAMERLENGO DE BARBOSA, C. Ferramenta de Apoio aos Estudantes da Agricultura para Identificação de Invasores na Cultura da Soja. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 161–170, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110214. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110214. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador