DEP–DM: Uma Abordagem baseada em Ensemble Regression para o Diagnóstico de Problemas Educacionais

Paulo Mello da Silva, Marilia N. C. A. Lima, Roberta A. A. Fagundes, Fernando da F. de Souza

Resumo


Este artigo apresenta a abordagem DEP-DM, baseada em modelos Ensemble Regression para o diagnóstico do problema do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco. O estudo baseou-se em informações do SAEB do ano de 2013. O conhecimento foi extraído por meio da abordagem proposta, sendo possível identificar os fatores associados e estabelecer as relações de causa e efeito com o problema do desempenho escolar. Por fim, foram aplicados modelos de regressão paramétricos e não paramétricos para a previsão desse desempenho. Os resultados e diagnóstico apresentam que os fatores relacionados a infraestrutura da escola, ensino e familiares, exercem forte influência sobre o desempenho escolar.


Palavras-chave


Este artigo apresenta a abordagem DEP-DM, baseada em modelos Ensemble Regression para o diagnóstico do problema do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco. O estudo baseou-se em informações do SAEB do ano de 2013. O conhecimen

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106009

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