Implementações no Design do Jogo Going Abroad : descrição de sistemas e avaliação inicial do protótipo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.105967Palavras-chave:
Going Abroad, Design, Sistemas, Avaliação, Versão Demo do jogo GA.Resumo
Este artigo reporta o desenvolvimento de um jogo digital educacional, cujo processo de design envolveu uma pesquisa exploratória que fomentou a criação de um novo produto 1tecnológico. Going Abroad (GA) caracteriza-se como um jogo sério (crítico) e tem caráter inovador porque oferece uma proposta de jogo para o ensino de língua inglesa de modo lúdico, que não se detém no ensino de conteúdos específicos (tais como vocabulário descontextualizado ou sentenças isoladas), mas que inclui em seu design a possibilidade de construção narrativa por meio de um sistema de escolhas. Esse sistema se propõe a favorecer o uso da linguagem pelos jogadores, buscando desse modo cativar e inserir o aluno-jogador em contextos que podem propiciar a diversão, o engajamento e a aprendizagem. Aliamos à proposta de narrativa não linear os desafios, com o objetivo de chamar a atenção do jogador à resolução dos problemas. As implementações feitas na versão Demo, até o presente momento, refletem as etapas de desenvolvimento que são orientadas por pressupostos teóricos multidisciplinares, o que nos permitiu elaborar quatro sistemas fundamentais no jogo, os quais são: diálogo, inventário, navegação e espírito.
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