Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.105941Palavras-chave:
Arte-Educação, Jogos, Revisão Sistemática da Literatura, Pesquisa Netnográfica.Resumo
O ensino da arte-educação é, atualmente, entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas de cultura visual, suas produções, seus sentidos e seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias Educacionais possuem um papel importante como uma possibilidade de modificar e integrar espaços de ensino, atuando na arte-educação como um propulsor de encontros entre estes temas, problematizando a cultura e as maneiras como enxergamos a realidade ao nosso redor. Uma das formas de propor estes encontros são os jogos, presentes no cotidiano de muitos estudantes e que apresentam inúmeras possibilidades didáticas. Neste artigo, propõe-se mapear o uso de jogos para o ensino de arte-educação através de duas abordagens: uma Revisão Sistemática de Literatura e uma Pesquisa Netnográfica realizada em uma rede social. Como resultados, verificou-se que a relação entre a arte-educação e os jogos ainda é incipiente no Brasil, tanto no meio acadêmico, quanto nas práticas pedagógicas dos professores em exercício, alvos da pesquisa netnográfica, indicando que a mesma se apresenta como um campo fértil para a pesquisa.
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