RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Rafaela Robe
  • Bruna Poletto Salton IFRS Campus Porto Alegre
  • Silvia Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105922

Palavras-chave:

ensino de programação, estudantes com deficiência visual, recursos pedagógicos.

Resumo

O ensino de programação é uma atividade complexa que muitas vezes é abordada
em sala de aula utilizando-se de elementos visuais (imagens, vídeos e animações). Porém, o processo de ensino e de aprendizagem fica prejudicado quando um aluno com deficiência visual não consegue acompanhar as atividades realizadas em sala de aula. Desse modo, é essencial utilizar ou propor recursos pedagógicos que viabilizem a inclusão desses estudantes, possibilitando a compreensão dos conceitos apresentados em aula. Este artigo apresenta o percurso e os resultados de uma revisão sistemática da literatura com foco na identificação desse tipo de recurso pedagógico. Os principais resultados encontrados demonstram que os recursos para o ensino de programação relacionam-se às múltiplas possibilidades de percepção, em especial, a auditiva e a tátil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Robe

IFRS Campus Porto Alegre

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

ROBE, R.; POLETTO SALTON, B.; BERTAGNOLLI, S. RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105922. Acesso em: 29 mar. 2024.