Técnicas de redução de dados em redes de sensores sem fio tolerantes a atrasos

Autores

  • Israel Loureiro Cavalcante Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas
  • Andre Luiz Lins Aquino Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Redes de sensores sem fio, Redução de dados, Modelagem de aplicação.

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de rede de sensores tolerante a atraso para aplicações de monitoramento ambiental onde uma solução de amostragem sensível aos dados é utilizada para melhorar a cobertura do fenômeno. O modelo proposto compreende uma aplicação de monitoramento de temperatura em regiões florestais, a implementação consiste em i. Simular regiões de interesse; ii. Distribuição dos nós sensores; iii. Realizar amostragem e processamento dos dados; e iv. Reconstruir o fenômeno a partir das amostras. Os resultados obtidos apontaram que a abordagem sensível aos dados é capaz de reconstruir o fenômeno aproximadamente duas vezes mais próximo da realidade em relação às técnicas tradicionais, em todos os cenários avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Loureiro Cavalcante Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento na Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Computação na mesma instituição. Bolsista PIBIC por quatro ciclos anuais em projeto de Monitoramento Ambiental utilizando Redes de Sensores Sem Fio Tolerantes a Atrasos. Filiado ao Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) desde 2011. Experiência de pesquisa nas áreas de Sensoriamento Remoto, Modelagem e Simulação Computacional.

Andre Luiz Lins Aquino, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente na área de Redes de Sensores Sem Fio.

Downloads

Publicado

2019-06-17