Reconstrução 3D de Objetos com Kinect e Câmera Digital

Daniel de Sousa Alves Loura, Yuri de Matos Alves de Oliveira, Pedro Oliveira Raimundo, Karl Philips Apaza Agüero

Resumo


Objetos com áreas superficiais complexas e detalhes de reprodução manual impraticável em software de Computer Aided Design (CAD) são os principais alvos dos processos de escaneamento e reconstrução 3D. Neste trabalho, foi concebido um método para a reconstrução e geração de modelos 3D. Informações de geometria e cor de objetos reais foram respectivamente capturadas por um sensor de profundidade Microsoft Kinect 360 e uma câmera digital de alta qualidade, objetivando um processo de baixo custo. Apresenta a metodologia, equipamentos, processos e resultados iniciais da reconstrução 3D de objetos culturais importantes do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFBA.

Palavras-chave


Reconstrução 3D; Escaneamento; Kinect

Texto completo:

PDF


A REIC mudou de endereço! Para acessar as edições publicadas e/ou submeter seu artigo, acesse https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic.