Avaliação da Relevância dos Warnings Reportados por Ferramentas para Detecção de Defeitos baseadas em Análise Estática

Autores

  • João Eduardo Montandon de Araujo Filho DCC/UFMG
  • Marco Túlio Valente DCC/UFMG

Palavras-chave:

Relevância de warnings, FindBugs, PMD, Ferramentas de Análise Estática, Java

Resumo

Apesar do interesse e do número crescente de ferramentas de análise estática, ainda não existe um consenso sobre o efetivo papel de tais ferramentas na garantia de qualidade de sistemas de software. Assim, neste Trabalho de Iniciação Científica foram realizados dois amplos estudos envolvendo sistemas importantes de código aberto e com os seguintes objetivos centrais: (a) avaliar a relevância dos warnings reportados por ferramentas de análise estática; (b) investigar eventuais correlações entre warnings emitidos por tais ferramentas e defeitos reportados por usuários finais de um sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Eduardo Montandon de Araujo Filho, DCC/UFMG

João Eduardo Montandon de Araujo Filho é bacharel em Ciência da Computação pela PUC Minas (2010) e estudante de mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui interesse em pesquisas relacionadas a compreensão e qualidade de software, e questões de engenharia de software relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Marco Túlio Valente, DCC/UFMG

Marco Túlio de Oliveira Valente é bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995 e 2002, respectivamente). Desde novembro de 2009, é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Anteriormente, foi professor da PUC Minas por onze anos. Atualmente, com suas pesquisas tem procurado gerar contribuições científicas e formar recursos humanos nas áreas de Engenharia de Software e Linguagens de Programação.

Downloads

Publicado

2012-11-09