Desenvolvimento de um Sistema de Automação Residencial com a Aplicação de Android e Arduino

Celice A. M. Argenta, Hentony P. P. Francisco, Wagner K. N. Junior, Gustavo da S. Maciel, Simone S. F. Souza, Fábio R. Chavarette, Fernando Parra dos Anjos Lima

Resumo


Neste trabalho apresenta-se o processo de desenvolvimento, construção e testes de um protótipo para automação residencial usando Android e Arduino. Para a implementação do protótipo, foi construída uma maquete de simulação de uma residência, onde foi desenvolvido o sistema de automação usando componentes eletrônicos e Arduino. Já o sistema de controle da automação foi feito usando uma conexão bluetooth e um aplicativo móvel Android, que foi desenvolvido na plataforma App Inventor 2, disponibilizada online pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Na montagem do protótipo modelo, foram utilizados materiais de baixo custo e foi criado um aplicativo bem simples e de fácil utilização. As funcionalidades implementadas foram: ligar e desligar luzes, abertura e fechamento do portão, medição de temperatura e umidade relativa do ambiente. Estas funcionalidades são genéricas, e representam como pode ser feita a automação de qualquer acionamento elétrico dentro da residência. A principal contribuição com a proposta deste projeto é o desenvolvimento de um ambiente controlado de análise e simulação em pequena escala de um sistema de automação residencial. Por fim, pode-se ressaltar que o sistema desenvolvido é eficiente, possui controle preciso e baixo custo de implementação e operacional, tornando possível a aplicação em sistemas reais.


Palavras-chave


Desenvolvimento; Automação Residencial; Android; Arduino

Texto completo:

PDF


A REIC mudou de endereço! Para acessar as edições publicadas e/ou submeter seu artigo, acesse https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic.