Open strategizing e incerteza percebida: o enfoque estratégico e contingencial no enfrentamento à crise causada pela pandemia do Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Estratégias Organizacionais, Open strategizing, Incerteza Percebida, Ambiente, Pandemia-Covid-19

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender como ocorre o processo de open strategizing frente à incerteza percebida pela turbulência do ambiente causada pela pandemia do COVID-19. Nesse contexto de crise, a forma como ocorre a abertura da estratégia é impactada pelas ações corretivas imediatamente necessárias. Foi realizado um estudo de caso em uma organização que presta serviço não essencial e sofreu impactos diretos, precisando alterar repentinamente suas estratégias, operando com limitações e seguindo as recomendações dos decretos governamentais. A coleta de dados foi por meio de entrevistas, observação direta e análise de documentos. A partir da análise de narrativa e comparação de padrões teóricos/empíricos dos dados, encontramos que o processo de open strategizing ocorre de forma integradora; as decisões ocorrem no sentido middle-up-down, integrando pessoas, estrutura e estratégia de maneira não linear ou estruturada, com adoção de algumas práticas de inclusão e transparência da informação no momento em que o fenômeno estava se desenvolvendo em larga escala, em nível mundial. A pandemia segue em evolução, e as incertezas predominam no contexto global e local desafiando a tomada de decisão enquanto esta pesquisa acontece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, UFSC - Universidade federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da UFSC

Programa de Pós-Graduação em Administração

Líder do Grupo de Pesquisa Strategy As Practice

Bárbara Zandomenico Perito, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração - PPGA/UFSC. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e graduada em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa SAP - Strategy As Practice - DGP-CNPq. Gerente de operações na Gráfica e Editora Copiart Ltda, em Tubarão/SC.

 

Lucas Miguel Gnigler, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do PPGA - UFSC. Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Marketing (FAE Business School), em Gestão Estratégica (UFPR) e Consultoria Empresarial (Unoesc). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa SAP - Strategy As Practice - DGP-CNPq.

Robson Vander Canarin da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do PPGA - UFSC, Mestrado Acadêmico em Administração - UFSC (2015), Bacharel em administração - UFSC (2011). Integrante do Grupo de Pesquisa SAP - Strategy As Practice - DGP-CNPq. Administrador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2021-03-15

Como Citar

Lavarda, R. A. B., Perito, B. Z., Gnigler, L. M., & Rocha, R. V. C. da. (2021). Open strategizing e incerteza percebida: o enfoque estratégico e contingencial no enfrentamento à crise causada pela pandemia do Covid-19. Revista Eletrônica De Administração, 27(1), 1–34. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/104094

Edição

Seção

Especial: contribuições da administração para superar a crise na pandemia