A PARTICIPAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIROS

Autores

  • Luiz Alberto Leandro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ
  • Camila Avozani Zago Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais, Identidade Profissional

Resumo

Nos últimos anos, os cursos de Gestão Ambiental (GA) vêm formando uma nova classe de gestores/gerentes que, em tese, estão habilitados para administrar as questões relacionadas ao meio ambiente. Embora existam há mais de uma década, tais cursos são pouco conhecidos em termos de estrutura curricular e não possuem Diretrizes Curriculares Nacionais. A discussão sobre a formação dos gestores ambientais brasileiros pode contribuir para situar o curso de GA no contexto da construção da identidade dessa nova categoria profissional. O estudo ora proposto realiza um levantamento das disciplinas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em GA, objetivando identificar o peso das diversas áreas do conhecimento, especialmente, da área de administração na construção dessa nova classe profissional inferindo sobre a concepção da estrutura das Matrizes Curriculares de tais cursos. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo documental que se consistiu na verificação do conteúdo das ementas e das matrizes curriculares contidas nos projetos político-pedagógicos (PPP) dos cursos de GA. A despeito do caráter interdisciplinar do curso observamos significativa participação das disciplinas de Administração na formação dos gestores ambientais brasileiros confirmada na verificação do conteúdo discursivo dos PPP que apresentam o Gestor Ambiental como um Administrador do meio ambiente.  Tal afirmação carece de outros estudos aprofundados sobre a questão das disputas de poder no campo da formação em GA.

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Biografia do Autor

Luiz Alberto Leandro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (pesquisa na área de Gestão Ambiental). Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Administração pela UFRRJ. Professor Adjunto do departamento de Ciências Administrativas e Contabeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado Acadêmico e Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Estratégica - Mestrado Profissional. Experiência na área de Administração Estratégica e Gestão Ambiental. Ensino e Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Gestão.

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Publicado

2015-08-05

Como Citar

Leandro, L. A., & Avozani Zago, C. (2015). A PARTICIPAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIROS. Revista Eletrônica De Administração, 21(2), 491–514. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/53638