UM MODELO DE SIMULAÇÃO PARA GESTÃO DA CAPACIDADE DOS AEROPORTOS BRASILEIROS

Autores

  • Antonio Rodolfo Araujo Marcos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal, RN
  • Luciano Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal, RN

Palavras-chave:

Gestão Aeroportuária, Gestão da Demanda, Dinâmica de Sistemas, Simulação

Resumo

A importância do setor aéreo para o desenvolvimento de um país e o crescimento da demanda aérea brasileira implica na necessidade de uma gestão eficiente dos aeroportos, buscando o equilíbrio entre a capacidade e a demanda aérea. Diante disso, este artigo apresenta um modelo em Dinâmica de Sistemas capaz de auxiliar a gestão aeroportuária brasileira em relação ao dimensionamento dos subsistemas de um aeroporto (Terminal de Passageiros, Pistas e Pátio). O modelo utiliza dados sobre demanda aérea de passageiros, número médio de passageiros por vôo, demanda hora-pico, nível de serviço do terminal de passageiros e tempo médio de estacionamento das aeronaves para analisar a situação de treze aeroportos brasileiros. Por fim, através da comparação da capacidade ideal produzida pelo modelo de simulação com a capacidade real instalada, o artigo classifica a situação de cada um dos subsistemas dos aeroportos estudos em adequada, crítica e preocupante. Entre os principais resultados obtidos pode-se destacar que: a Pista é o subsistemas que apresenta melhores condições, enquanto que o terminal de passageiros é o subsistema em pior condição; os investimentos e aumento da capacidade são insuficientes para atender uma demanda de crescimento a 5% ao ano na hora-pico.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Araujo Marcos, A. R., & Ferreira, L. (2015). UM MODELO DE SIMULAÇÃO PARA GESTÃO DA CAPACIDADE DOS AEROPORTOS BRASILEIROS. Revista Eletrônica De Administração, 21(1), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/48930