FATORES DE IMPACTO NA ATITUDE E NA INTENÇÃO DE USO DO M-LEARNING: UM TESTE EMPÍRICO

Autores

  • Renata Kurtz Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro, RJ
  • T. Diana de Macedo-Soares Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro, RJ
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro, RJ
  • Angilberto Sabino de Freitas Universidade Grande Rio – Rio de Janeiro, RJ
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro, RJ

Palavras-chave:

M-learning, Teoria do flow, Aceitação de tecnologia, Ensino em administração

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica, em que se propõe um modelo para avaliar a atitude e a intenção de uso do mobile-learning (m-learning) por estudantes do ensino superior de um curso de administração, baseado na teoria do flow, no Modelo de Aceitação de Tecnologia e na Teoria do Comportamento Planejado. A partir deste arcabouço teórico, elaborou-se uma atividade prática envolvendo o uso de dispositivos com tecnologia móvel digital (celulares), com a finalidade de aplicar o m-learning para estimular os estudantes a unir a teoria à prática. Em seguida, foi feita uma survey, respondida por 235 universitários, em que se buscou compreender os fatores que influenciam a atitude e a intenção de uso do m-learning para o processo de ensino-aprendizagem. Os dados coletados foram tratados por meio de equações estruturais e os resultados mostraram fortes efeitos positivos dos fatores utilidade, diversão e controle do comportamento percebidos pelos estudantes na atitude e na intenção de uso do m-learning. Por fim, a atividade de uso prático realizada com os alunos mostrou que o uso do celular em uma atividade acadêmica pôde lhes proporcionar a construção e o entendimento das relações entre a teoria apresentada e a prática em um ambiente real.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Kurtz, R., de Macedo-Soares, T. D., Brantes Ferreira, J., Sabino de Freitas, A., & Ferreira da Silva, J. (2015). FATORES DE IMPACTO NA ATITUDE E NA INTENÇÃO DE USO DO M-LEARNING: UM TESTE EMPÍRICO. Revista Eletrônica De Administração, 21(1), 27–56. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/46305

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