A INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA AACSB NA GESTÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Autores

  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho – São Paulo, SP
  • Edson Luiz Riccio Universidade de São Paulo – São Paulo, SP
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Nove de Julho – São Paulo, SP

Palavras-chave:

Evaluation Systems, AACSB, Graduate, Qualification

Resumo

Nos últimos anos percebe-se a preocupação das Instituições de Ensino Superior – IES no aprimoramento e monitoramento do desempenho dos seus cursos de pós-graduação, por meio de sistemas de avaliação. Para aprimorar o entendimento do sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil, é importante estudar os sistemas de avaliação de países que possuem experiência em avaliação ao longo dos anos. O artigo tem como objetivo identificar a influência do sistema de avaliação da Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB) na gestão dos programas de pós-graduação em administração dos Estados Unidos. O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, em quatro programas de Pós-Graduação credenciados pela AACSB. Os principais resultados indicam que os programas utilizam o sistema da AACSB para assegurar o cumprimento de sua missão no contexto de cada programa atua. Os programas precisam atender a um padrão mínimo de qualidade, nos moldes do sistema ISO. Existe pouca exigência para produção científica por parte dos professores que podem ser credenciados com o perfil acadêmico ou profissional, respeitando os limites impostos pelo sistema. Existe uma grande exigência do sistema para que os programas atendam as necessidades dos stakeholders. Nesse sentido, a formação adequada do aluno e seu desenvolvimento profissional são tratados com profissionalismo pelos programas, pois parte importante de sua reputação é advinda da atuação do egresso do programa na sociedade.

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Publicado

2013-12-02

Como Citar

Maccari, E. A., Riccio, E. L., & Barsalini Martins, C. (2013). A INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA AACSB NA GESTÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS. Revista Eletrônica De Administração, 19(3), 738–766. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/43958

Edição

Seção

Estudos de Caso