A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FATOR NA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL: O ESTUDO DO CASO NATURA

Autores

  • Fernando A. Ribeiro Serra Unisul Business School
  • André Albernaz Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Manuel Portugal Ferreira Instituto Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

Internacionalização, Estratégia, Responsabilidade Sócio-Ambiental, RBV

Resumo

TEXTO (PDF) TAMBÉM DISPONÍVEL EM INGLÊS

Este artigo apresenta e analisa a importância de atuar de forma socialmente responsável para o crescimento e internacionalização das empresas. Analisa o modo de entrada e de atuação de uma empresa brasileira de grande dimensão nos mercados internacionais, salientando como as atividades de responsabilidade social materializam uma vantagem competitiva face à concorrência para expandir suas atividades fora de seu país de origem. O caso selecionado - Natura Cosméticos - evidencia uma empresa com um modelo de negócio peculiar, mas não exclusivo, que tem tido sucesso na sua expansão internacional, apoiada por uma atuação estratégica fundamentada em valores de responsabilidade social. Analisamos as ações tomadas pela empresa relativamente à responsabilidade sócio-ambiental e internacionalização, baseando-nos nos relatórios anuais de responsabilidade social da empresa de 2001 até 2005, dados oriundos do Estatuto da empresa, documentos digitais e trabalhos acadêmicos previamente publicados. Concluímos que a responsabilidade sócio-ambiental pode ser construída como base de geração de valor e diferenciação face à concorrência.

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Publicado

2013-04-30

Como Citar

Ribeiro Serra, F. A., Albernaz, A., & Portugal Ferreira, M. (2013). A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FATOR NA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL: O ESTUDO DO CASO NATURA. Revista Eletrônica De Administração, 13(4), 17–39. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39472