A PERSPECTIVA DIALÓGICA NO AGIR EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LAN HOUSE

Autores

  • Maria Christianni Coutinho Marçal Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil
  • Sérgio C. Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil
  • José Roberto Ferreira Guerra Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil
  • Denis Dayvison Soares da Rocha Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil

Palavras-chave:

Tecnocultura, Empreendedorismo, Modelização

Resumo

A tecnocultura é um fenômeno atual e abrangente que age como um mediador entre o homem e o mundo alterando algumas das suas características fundamentais (e.g., as interações sociais, a relação do homem com o tempo/espaço, a construção da subjetividade e a percepção do próprio corpo). Um ambiente de negócios característico desse fenômeno social é a lan house e o objetivo deste artigo é fazer uma modelização do fenômeno empreendedorismo à luz do modelo de Thierry Verstraete (2001) aplicado a esse tipo de negócio. A abordagem integra dois níveis de análise: o empreendedor e a organização impulsionada por ele através do estudo da relação dialógica entre as dimensões que o compõem (cognitiva, praxiológica e estrutural). A metodologia utilizada foi um estudo de caso e a coleta dos dados foi efetuada através de entrevista. Pôde-se concluir que o modelo explorado é abrangente e aborda aspectos fundamentais para a compreensão do fenômeno empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Christianni Coutinho Marçal, Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil

Sérgio C. Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil

José Roberto Ferreira Guerra, Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil

Denis Dayvison Soares da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco - Recife/PE Brasil

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Coutinho Marçal, M. C., C. Benício de Mello, S., Ferreira Guerra, J. R., & Soares da Rocha, D. D. (2012). A PERSPECTIVA DIALÓGICA NO AGIR EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LAN HOUSE. Revista Eletrônica De Administração, 18(3), 813–828. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/35442

Edição

Seção

Estudos de Caso