A família Asteraceae no Morro Santana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Ana Claudia Fernandes
  • Mara Rejane Ritter

Palavras-chave:

Asteraceae, morros graníticos, inventário florístico

Resumo

O Morro Santana (30º03’S, 51º07’W) localiza-se entre os municípios de Porto Alegre e Viamão, no estado do Rio Grande do Sul. Foi realizado o inventário florístico da família Asteraceae, de março de 2007 a dezembro de 2008, com todos os tipos fisionômicos de vegetação amostrados, em toda a área deste morro. A família Asteraceae é bem representada nesta localidade, com 154 espécies, 63 gêneros e 12 tribos. As tribos com maior número de espécies são Astereae (32) e Eupatorieae (29). Anthemideae, Barnadesieae e Helenieae possuem apenas três espécies cada. Os gêneros com maior número de espécies são Baccharis L. (18) e Eupatorium L. (17), seguidos por Vernonia Schreb. (9), Mikania Willd. (8), Senecio L. e Pterocaulon Elliott (6). Os gêneros com apenas uma espécie somam 35. As espécies exóticas são nove. Quatro espécies encontradas no morro estão na Lista das Espécies Ameaçadas do Rio Grande do Sul (Gochnatia cordata Less., Mikania pinnatiloba DC., Pamphalea commersonii Cass. e Schlechtendalia luzulaefolia Less.). São apresentadas chaves de identificação, para as tribos e espécies de cada tribo, nomes populares, informações de distribuição geográfica e ecológicas, e características distintivas de cada espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Fernandes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS, Departamento de Botânica. Área de pesquisa: Sistemática de Angiospermas - Asteraceae.

Mara Rejane Ritter

Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de pesquisa: Sistemática de Angiospermas - Asteraceae.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Fernandes, A. C., & Ritter, M. R. (2009). A família Asteraceae no Morro Santana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira De Biociências, 7(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/rbrasbioci/article/view/114896

Edição

Seção

Artigos