Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da Revista Brasileira de Biociências/Brazilian Journal of Biosciences, periódico científico oficial do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é:

a) divulgar os resultados de pesquisas originais, na forma de artigos completos, revisões e notas científicas, na diferentes áreas das Ciências Biológicas, em português, espanhol e inglês;

b) estimular pesquisadores, vinculados ou não ao Instituto de Biociências, no Brasil ou fora dele, a realizar revisões atualizadas no campo da pesquisa em que venham contribuindo ativamente com publicações;

c)  divulgar, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e outros setores interessados, a produção científica do Instituto de Biociências (resumos de dissertações, teses, trabalhos de conclusão, livros ou capítulos de livros).

A Revista publica artigos originais de pesquisa e revisões em todas as áreas das Ciências Biológicas. Para que sejam publicadas, as contribuições devem ser substanciais e combinar originalidade e interesse geral. Os manuscritos, ou seu conteúdo essencial, não devem nem ter sido publicados previamente ou estar sob avaliação em nenhum outro periódico nacional ou internacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nota Científica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

50 anos do PPG em Botânica da UFRGS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Lista de avaliadores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Flora Ilustrada do Rio Grande do Sul

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos completos, notas científicas e revisões submetidas à Revista Brasileira de Biociências, se estiverem dentro do escopo da Revista e dentro das normas de submissão, são encaminhado a um Editor Associado, com afinidade à area do manuscrito (Zoologia, Botânica, Ecologia, Genética, etc). Compete a cada Editor Associado designar dois avaliadores ou revisores, especialistas na área, os quais avaliarão o manuscrito (em até 3 semanas após seu acesso ao manuscrito) e apresentarão sugestões crítricas, que serão encaminhadas aos autores para considerações e justificativas. No caso de divergência na avaliação entre dois revisores, o manuscrito será encaminhado para um terceiro avaliador.
A Revista Brasileira de Biociências pratica a política de "duplo cego" (double blind review). Assim, os avaliadores desconhecem a identidade dos autores e os autores desconhecem a identidade dos avaliadores.
O manuscrito somente será aceito se tiver a aprovação final e explícita dos avaliadores, do Editor Associado e do Editor-Chefe. O autor, responsável pela submissão, será comunicado formalmente por e-mail enviado através do sistema eletrônico, sobre o destino do manuscrito, prazo para publicação e, se for o caso, a rejeição do mesmo.

 

 

Periodicidade

Os artigos, notas ou revisões são publicados trimestralmente, no final dos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano, com a publicação de 4 edições por ano.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Brasileira de Biociências é acesso totalmente aberto, o que significa que todos os artigos estão disponíveis na internet para todos os usuários imediatamente após a publicação. É permitido o uso não-comercial e de distribuição em qualquer meio, desde que o autor e a revista sejam devidamente creditados.
Os benefícios de acesso aberto para os autores, incluem:
- Acesso gratuito para todos os usuários em todo o mundo.
- Maior visibilidade e leitores.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Custos de publicação

Os autores NÃO serão cobrados pela submissão, pelo processo de avaliação por pares e pela publicação na Revista Brasileira de Biociências. Contudo, despesas para revisão dos textos em língua inglesa (na versão submetida ou na versão final, em caso de aceite para publicação) ficarão sob responsabilidade dos autores.