Gestão da educação em sistemas municipais de ensino no Tocantins: tensionamento entre princípio e método democráticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96280

Palavras-chave:

Gestão democrática da educação. Políticas educacionais. Legislação educacional. Educação municipal.

Resumo

O artigo apresenta exame do quadro normativo e de condições político-institucionais em sistemas municipais de ensino no Tocantins para a gestão democrática no campo da educação pública e características das dinâmicas de participação em suas comunidades escolares. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, documental e de campo. Os resultados mostram a presença de princípios/espaços/mecanismos essenciais à gestão democrática nos sistemas. Todavia, desnuda o tensionamento entre o princípio e o método democráticos. Evidencia a necessidade de aprofundamentos conceituais.

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Educação, Campus de Palmas, Curso de Pedagogia, PPGE.

Katia Cristina Ferreira Custódio Brito, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Educação, Campus de Palmas, Curso de Pedagogia, PPGE.

Meire Lúcia Andrade da Silva, Sistema Municipal de Ensino de Gurupi-Tocantins

PROFESSORA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TOCANTINS

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Lagares, R., Brito, K. C. F. C., & Silva, M. L. A. da. (2020). Gestão da educação em sistemas municipais de ensino no Tocantins: tensionamento entre princípio e método democráticos. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 36(1), 94–110. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96280

Edição

Seção

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino: entre constrangimentos da política e projetos locais