Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93846

Palavras-chave:

Educação, Política educacional, Ensino Médio, Estado, Estratificação social.

Resumo

Neste artigo, cujo procedimento metodológico é a pesquisa bibliográfica, objetiva-se pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista. Faz-se uma recuperação histórica, a fim de mostrar que a educação transcorreu dualmente. Considera-se que a reconfiguração da etapa final da educação básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de: reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado; ser o espaço da crítica, articulação e socialização política.

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Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso/campus Cuiabá

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso/campus Cuiabá Departamento de Ensino e Organização Escolar – Instituto de Educação

Katia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso/campus Cuiabá

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso/campus Cuiabá

Departamento de Ensino e Organização Escolar – Instituto de Educação

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Casagrande, A. L., & Alonso, K. M. (2019). Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do ensino médio. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 35(3), 961. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93846