Quando a aula termina: a política econômica das manifestações dos sindicatos de professores na Quarta República de Gana

Autores

  • Akwasi Kwarteng Amoako-Gyampah Universidade de Joanesburgo, África do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.86365

Palavras-chave:

manifestações de professores, economia, Quarta República de Gana.

Resumo

O presente artigo examina os protestos dos sindicatos de professores sob a Quarta República de Gana. Situando a análise dentro da evolução de sua economia política, eu mostro como as restrições na política econômica de Gana, bem como sua macroeconomia muitas vezes instável, influenciaram e moldaram os atos de protestos, assim como condicionou as respostas dos governos às demandas dos sindicatos dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Akwasi Kwarteng Amoako-Gyampah, Universidade de Joanesburgo, África do Sul

AKWASI KWARTENG AMOAKO-GYAMPAH [anteriormente conhecido e chamado Samuel Amoako] é doutorando no Departamento de Estudos Históricos da Universidade de Joanesburgo, África do Sul. Antes de se inscrever para o doutorado, lecionou no Departamento de História da Educação, Universidade de Educação, Winneba, Ghana, onde tirou licença para estudos em 2016. Suas publicações apareceram no International Journal of African Historical Studies (2014), Ghana Studies (2014), Journal of Asian and African Studies (2014), Contemporary Journal of African Studies (2014), e African Review of Economics and Finance (2015). Seus interesses pelos estudos africanos abrangem a economia política, história comparada da escravidão, história econômica, e história social da medicina e saúde pública. Sua pesquisa atual enfoca o saneamento e a higiene pública na Gana colonial e pós-colonial.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Amoako-Gyampah, A. K. (2018). Quando a aula termina: a política econômica das manifestações dos sindicatos de professores na Quarta República de Gana. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(2), 371–393. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.86365

Edição

Seção

Dossiê: Remuneração de professores de escolas públicas de Educação Básica no contexto do FUNDEB e PSPN