Contornos da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público em teses e dissertações da área da educação (1996-2015)

Autores

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paula Fernanda Silveira Boiago

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86209

Palavras-chave:

Gestão democrática, ensino público, educação básica, produção acadêmica.

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir a respeito das características da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público na Educação Básica, compreendidas as teses e dissertações da área da Educação publicadas no período de 1996 a 2015, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os dados foram submetidos a análise quanti-qualitativa e os resultados evidenciam um impulso no número de trabalhos no último Quadriênio do período, prevalecendo enfoques na interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das produções sugerem uma progressiva projeção do tema apoiada na dimensão política da gestão educacional.

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Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação (Unisinos). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Paula Fernanda Silveira Boiago

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) e bolsista do PIBIC/CNPq.

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Publicado

2019-01-10

Como Citar

Nardi, E. L., & Boiago, P. F. S. (2019). Contornos da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público em teses e dissertações da área da educação (1996-2015). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 34(3), 749–773. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86209