Fabricar a inovação na Educação Superior: estratégias para a Educação a Distância em Portugal

Autores

  • Domingos Caeiro
  • José António Moreira

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82460

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Superior, inovação, sociedade digital

Resumo

Resumo: A aprendizagem aberta e em rede emerge como um dos grandes desafios educativos do presente século. No entanto, este desafio exige pensamento e estratégias orientados não só para a sustentabilidade das instituições que a promovem e para a qualidade da sua oferta educativa, como também para a definição de políticas que, sensíveis às profundas assimetrias sociais e educativas existentes, integrem a Educação a Distância (EaD) no quadro de uma pedagogia pública, de uma democracia participativa. Assim, o presente artigo contém algumas ideias basilares para a promoção de um debate sobre a EaD na Educação Superior, analisando possíveis estratégias e medidas que urge definir para este subsistema educativo.

Palavras-chave: Educação a Distância; Ensino Superior; inovação; sociedade digital.

 

Abstract: Open and networked learning emerges as one of the great educational challenges of the present century. However, this challenge demands some thought and strategies geared not only to the sustainability of the institutions that promote it and to the quality of its educational offer, but also to the definition of policies that, sensitive to deep social and educational asymmetries, integrate Distance Learning (DL) within the framework of a public pedagogy and a participatory democracy. Therefore, the present article contains some important ideas for the promotion of a debate on DL in Higher Education, analyzing possible strategies and concrete measures that need to be defined for this educational subsystem.

Keywords: distance learning; higher education; innovation; digital society.

 

Resumen: El aprendizaje abierto y en red emerge como uno de los grandes desafíos educativos del presente siglo. Sin embargo, este desafío exige pensamiento y estrategias orientadas no solo a la sostenibilidad de las instituciones que lo promueven y a la calidad de su oferta educativa, sino también a la definición de políticas que, sensibles a las profundas asimetrías sociales y educativas existentes, integran la Educación a distancia (EaD) en el marco de una pedagogía pública, de una democracia participativa. Así, el presente artículo contiene algunas ideas fundamentales para la promoción de un debate sobre la EaD en la Educación Superior, analizando posibles estrategias y medidas que deben definirse para este subsistema educativo.

Palabras clave: Educácion a Distancia; Educácion Superior; innovación; sociedad digital.

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Biografia do Autor

Domingos Caeiro

DOMINGOS CAEIRO é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da Universidade Aberta e Vice-Reitor desde 2010. Doutorado em Ciências Sociais e Humanas/História Contemporânea e mestre em Comunicação Educacional Multimédia e licenciado em História. Membro da Comissão Especializada de Educação do CRUP; vogal do Conselho Fiscal da AUPEC; membro do Senado e do Conselho de Gestão da UAb. Diretor do Gabinete de Gestão Académica e Curricular e coordenador da Unidade de Missão para os Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da UAb. E-mail: domingos.caeiro@uab.pt

José António Moreira

JOSÉ ANTÓNIO MOREIRA é Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Pós-Doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Investigador e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia do Ensino Superior (NEPES) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto, Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) e Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta. E-mail: jmoreira@uab.pt

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Caeiro, D., & Moreira, J. A. (2018). Fabricar a inovação na Educação Superior: estratégias para a Educação a Distância em Portugal. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(1), 19–34. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82460

Edição

Seção

Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado