Vencimentos dos professores das redes municipais das mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná

Autores

  • Michelle Fernandes Lima Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste-Irati-PR Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná
  • Gisele Masson Universidade Estadual de Ponta Grossa Professora do PPGE/UEPG
  • Artur Lourival da Fonseca Machado Universidade Estadual do Centro Oeste Irati PR Departamento de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n32018.81553

Palavras-chave:

valorização docente, vencimento, planos de carreira, redes municipais de educação.

Resumo

Em pesquisa de pós-doutoramento analisamos vencimentos iniciais e finais de professores das redes municipais de 35 municípios, problematizando diferenças salariais face a dados que caracterizam o desenvolvimento econômico e social. A pesquisa das leis dos planos de carreira e das tabelas salariais evidenciou que, além do desenvolvimento econômico e social, há outros elementos que interferem na valorização do professor, entre eles o interesse político do gestor municipal.

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Biografia do Autor

Michelle Fernandes Lima, Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste-Irati-PR Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR), nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação e Politicas Educacionais. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste. Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), Pesquiso nas linhas: Formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais (Ed. Básica e Superior); Pesquisa em Politicas Educacionais; Política educacional em Gramsci; História da política educacional (educação superior).

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa Professora do PPGE/UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). É professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena o Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais. Atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2012 a 2014. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG-ANDES) no período de 2010 a 2012 e de 2014 a 2016 . É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e do Conselho Acadêmico da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE). Integra a Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores, sindicalismo docente e fundamentos da educação.

Artur Lourival da Fonseca Machado, Universidade Estadual do Centro Oeste Irati PR Departamento de Matemática

ossui graduação em Matemática pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1988), mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente com os seguintes temas: Pesquisa Operacional, Matemática Aplicada, Dendrometria, Ensino Superior e Estatística.

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Publicado

2019-01-10

Como Citar

Lima, M. F., Masson, G., & Machado, A. L. da F. (2019). Vencimentos dos professores das redes municipais das mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(3), 865–885. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.81553