Mapeamento das tendências de investigação em Educação a Distância e Elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português

Autores

  • Lina Morgado LE@D, Universidade Aberta
  • Angelina Costa LE@D,. Universidade Aberta, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.81245

Palavras-chave:

educação a distância, elearning, ensino superior, investigação, gestão, inovação

Resumo

Resumo: O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica. Com este artigo pretende-se esboçar alguns cenários de futuro na educação a distância e elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo. Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com as perspetivas de especialistas europeus neste domínio. Os resultados que agora se apresentam constituem ainda um trabalho em progresso e por isso com resultados preliminares e parciais da primeira fase de investigação.

Palavras-chave: educação a distância, elearning, ensino superior, investigação, gestão, inovação

 

Abstract: Higher education experiments complex moments of change to a worldwide extent. With the exponential development of technology and, therefore, the distance education and learning, where a new public has access to this level of education. Other factors like being, by its nature, a space for innovation in the relationship and construction of knowledge, scientific developments, particularly in education and technology, contribute to emerging needs analysis, evaluation and reflection of the scientific production, making it the substantial tasks of the academic community. This study aims to outline scenarios of future in distance education and e-learning, in higher education, looking at Portugal's position in the European context. It has been defined three stages of the investigation. Initially, it is intended to outline the state of the art of research on distance education and e-learning, in higher education, but go beyond, in a second moment, summoning discussion and reflection of the protagonists in the process. Thirdly, the prospects of national and European perspectives of specialists in this field will be faced up. Still, in the research process, we present here the global design of the study and preliminary and partial results of phase one of the research.

Keywords: distance education, e-learning, higher education, research projects, management, innovation

 

Resumen: La enseñanza superior vive complejos momentos de cambio a escala mundial. El desarrollo exponencial de las tecnologías y, por consiguiente, de la educación a distancia y del elearning, los nuevos públicos que tienen acceso a este nivel de enseñanza, el hecho de ser, por su naturaleza, un espacio de innovación en la relación y la construcción del conocimiento, los desarrollos científicos, concretamente en el ámbito de la educación y de las tecnologías, son factores que han hecho emerger necesidades de análisis, de evaluación y de reflexión de la producción científica, haciéndolas tareas sustanciales de la comunidad académica. Con este artículo se pretende esbozar algunos escenarios de futuro en la educación a distancia y e-learning en la educación superior, mirando la situación de Portugal en el contexto europeo. Se definieron tres momentos de investigación. En un primer momento, se pretende delinear el estado del arte de la investigación sobre educación a distancia y elearning, en la enseñanza superior, pero ir más allá de él, en un segundo momento, convocando la discusión y la reflexión de los protagonistas en el proceso. En un tercer momento, se pretende confrontar las perspectivas nacionales con las perspectivas de expertos europeos en este ámbito. Los resultados que ahora se presentan constituyen todavía un trabajo en progreso y por ello con resultados preliminares y parciales de la primera fase de investigación.

Palabras-clave: educación a distancia, elearning, enseñanza superior, investigación, gestión, innovación

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Morgado, LE@D, Universidade Aberta

LINA MORGADO é doutorada em Educação (Educação Online) é professora no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal onde é docente e coordenadora do Mestrado em Pedagogia do eLearning. É investigadora no Laboratório de Educação a Distância e eLearning onde desenvolve investigação na área dos modelos e práticas de Educação a Distância e eLearning na sociedade em rede.E-mail: lina.Morgado@uab.pt

Angelina Costa, LE@D,. Universidade Aberta, Portugal

ANGELINA COSTA é psicóloga e docente de Psicologia. É doutoranda na especialidade de Educação a Distância e eLearning na Universidade Aberta de Portugal. É investigadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning onde desenvolve investigação sobre cenários de futuro, no campo da  Educação a Distância e eLearning. E-mail: angelina.costaa@gmail.com

Referências

ACZEL, J. et al. (2006). Identifying innovation and success factors in higher education elearning strategies. In: Bernath, U. & Sangrà, A. (Eds). Research on competence development in online distance education and e-learning (141-156). Selected Papers from the 4th EDEN Research Workshop in Castelldefels/Spain Oldenburg: Center for Lifelong Learning, Carl von Ossietzky University.

ALBUQUERQUE, F. (2007). Tecnologias educativas: análise das dissertações de mestrado realizadas em Portugal. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, 7-24.

ALMENARA, J. (2008). E-learning: metaanálisis de investigaciones y resultados alcanzados. Ministerio de Educación y Ciencia: Dirección General de Universidades.

ALTBACH, P., REISBERG, L. & RUMBLEY, L. (2009). Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic Revolution. UNESCO 2009 World Conference on Higher Education.

ANDERSON, T., DRON, J. (2012). Três gerações de Pedagogia de Educação a Distância, Revista Científica em Educação a Distância, EAD em Foco, 119-134.

ANDERSON, T. (2005). Distance learning. Social software’s killer ap? In Proceedings of the Open & Distance Learning Association of Australia: Adelaide: ODLAA.

ANDERSON, T. (2006). Higher education evolution: Individual freedom afforded by educational social software. In: M. Beaudoin, Perspetives on higher education in the digital age (77-90). Nova Iorque: Nova Science Publishers.

ANDERSON, T.(Ed.) (2008). Theory and practice of online learning. (2.ª ed.). Edmonton: Athabasca University Press.

ANDERSON, T.& Kanuka, H. (2003). e-Research: methods, strategies, and issues. Boston: Allyn & Bacon.

ANDERSON, T.& Shattuck, J. (2012). Design-Based Research: A decade of progress in education research? Educational Researcher, 41, 16-25.

BATES, T. (2005). Charting the Evolution of Lifelong Learning and Distance Higher Education: The Role of Research. In C. Macintosh (ed.) Lifelong Learning and Distance in Higher Education (1-18). Paris: UNESCO/Commonwealth of Learning.

BATES; T. (2006). Developing a strategic plan for e-learning in a polytechnic. In M. Bullen & D. Janes (eds.) Making the Transition to e-Learning: Strategies and Issues. Hershey, PA: Ideas Group.

BATES, T. (2008). Transforming distance education through new technologies. In T. Evans, M. Haughey & D. Murphy (eds.) The International Handbook of Distance Education (217-235). Bingley: Emerald Press.

BATES, T. (2010). Elearning progress in higher education: The voice of experience. Elearningeuropa, entrevista de Silvia Adriana Tomescu , Librarian, Central University Library Bucharest, Political Science Faculty Library.

BATES, T. (2015). Educar na Era Digital, Versão ABED,

BATES, T. (2017). Q#2 Educational institutions reorganization in the interconnected world, Entrevista Vídeo, UOC.

BLÄTER, A.; Rapp, J-M.; Solà, C.; Davies, H. & Teixeira, P. (2013). Portuguese higher education: a view from the outside. Bruxelas: European University Association.

Brouns, F., Teixeira A., Morgado L., Fano S., Fueyo A., & Jansen D. (2017). Designing massive open online learning processes: The sMOOC pedagogical framework, Jemni, M., Kinshuk, & Khribi M. K. (Eds). Open education: From OERs to MOOCs, 315-336, DOI: 10.1007/978-3-662-52925-6_16

CARDOSO, T. (2007). Interacção verbal em aula de línguas: meta-análise da investigação portuguesa entre 1982 e 2002. (Tese de doutoramento). Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

CARDOSO, T.; Alarcão, I. & Celorico, J. (2010). Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora.

COLLIS, B. & Wende, M. (2002). Models of technology and change in higher education. Center for Higher Education and Polices/Faculty of Educational Science and Technology of University of Twente.

CONOLE, G. & Alevizou, P. (2010). A literature review of the use of Web 2.0 tools in Higher Education. A report commissioned by the Higher Education Academy. The Open University.

CORREIA, L. & Pinheiro, B. (2012). E-learning: perspetiva histórica de um processo em curso. Historia. Revista da FLUP Porto, IV (2), 195-216.

COUTINHO, C. (2005). ICT in education in Portugal: a review of 15 years of research. International Conference on Education and Information Systems, Orlando, Florida.

COUTINHO, C. (2006a). A investigação em «meios de ensino» entre 1950 e 1980: expectativas e resultados. Revista Portuguesa de Educação, 19 (1), 153-174).

COUTINHO, C. (2006b). Aspectos metodológicos da investigação em tecnologia educativa em Portugal (1985-2000). Braga: Universidade do Minho, CIED, 177-197.

COUTINHO, C., & Bottentuit Junior, J. (2008). Web 2.0 in portuguese academic community: an exploratory survey. In K. McFerrin; R. Weber; R. Carslen & A. Willis (eds.) Proceedings of the 19th International Conference of the Society for Information Technology & Teacher Education, SITE 2008, Las Vegas, 1992-1999.

COUTINHO, C., & Gomes, (2006). Critical review of research in educational technology in Portugal (2000-2005). World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, ED-MEDIA 2006, Orlando, Florida.

FANDIÑO, L. (2008). Las redes de investigación virtuales: propuesta de fomento y desarrollo de la cultura investigativa en las instituciones de educación superior. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 4 (2), 1-11.

GARRISON, R.; Anderson, T. & Archer, W. (2010). The first decade of the community of inquiry framework: A retrospective. The Internet and Higher Education 13, (1-2), 5-9.

GARRISON, D. & Anderson, T. (2003). E-learning in the 21st century. Londres: Routledge.

GOMES, M.; Coutinho, C.; Guimarães, F.; Casa-Nova, M. & Caires, S. (2011). Distance learning and e-learning in Portugal: a study of the perceptions, concepts and teaching practices in the Institute of Education: University of Minho. Proceedings of EDULEARN11 Conference, Barcelona, 2618-2623.

GOMES, M. J. (2003). Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância, Revista Portuguesa de Educação 16, 1: 137 - 156

GURI-ROSENBILT, S. & Gros, B. (2011). E-learning: confusing terminology, research aps and inherent challenges. Journal of Distance Education, 25 (1).

GUYER, Tolga; AYDOGDU, Şeyhmus A Classification Model and an Open e-Learning System Based on Intuitionistic Fuzzy Sets for Instructional Design Concepts, Journal of Educational Technology Systems, Vol 45, 1, pp. 137 - 160

HASAN, A.; Bielschowsky, C.; Laaser, W.; Mason, R. & Sangrá, A. (2009). Reforming distance learning higher education in Portugal. Report prepared for the ministry of science, technology and higher education, Portugal.

HASAN, A. & Laaser, W. (2010). Higher education distance learning in Portugal. State of the art and current policy issues. European Journal of Open, Distance and E-Learning 1, 1-10.

HSU, C.-C. & Sandford, B. (2007). The delphi Technique: making sense of consensus. Practical Assessment Research & Evaluation, 12 (10).

JOHNSON, L.; Adams Becker, S.; Cummins, M.; Estrada, V.; Freeman, A. & Ludgate, H. (2013). NMC Horizon Report: 2013 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium.

JORGE, I. (2010). Comunicação mediada por computadores em ambientes de aprendizagem formal: tendências da investigação: de Henri, 1991 a Fini & Molino, Maio de 2010. In F. Costa, G. Miranda, J. Matos, I. Chagas & E. Cruz (Eds). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação: TICeduca 2010. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

LEE, Y., Driscoll, M. P., & Nelson, D. W. (2004). The past, present, and future of research in distance education: Results of a content analysis. American Journal of Distance Education, 18(4), 225-241.

MCGREAL, R.; Kinuthia, W. & Marshall, S. (Eds.) (2013). Open educational resources: innovation, research and practice. Vancouver: Commonwealth of Learning and Athabasca University.

MEANS, B.; Toyama, Y.; Murphy, R.; Bakia, M. & Jones, K. (2010). Evaluation of evidence-based practices in online learning: a meta-analysis and review of online studies. Washington: U.S. Department of Education, Office of Planning, Evaluation, and Policy Development.

MEEK, V.; Teichler, U. & Kearney, M-L. (Eds.). (2009). Higher education, research and innovation: changing dynamics. Report on the UNESCO Forum on higher education, research and knowledge 2001-2009. Kassel: International Centre for Higher Education Research Kassel.

MORGADO, L. (2004). Ensino Online: Contextos e Interações, Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Lisboa: Universidade Aberta.

OKOLI, C. & Pawlowski, S. (2004). The delphi method as a research tool: an example, design considerations and applications. Information & Management, 42, 15-29.

PÉREZ-SÁNCHEZ, R. & Víquez-Calderón, D. (2009). Los grupos de discusión como metodología adecuada para estudiar las cogniciones sociales. Actualidades en Psicología, 23-24: 87-101.

PEREIRA, A., QUINTAS, A., MORGADO, L., AMANTE, L. e BIDARRA, J. (2007). Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, uma universidade para o futuro. Lisboa: Universidade Aberta.

PHIPPS, R. & Merisotis, J. (1999). What’s the difference? A review of a contemporary research of the effectiveness of distance learning in higher education. The Institute for Higher Education Policy, Washington, DC. Retirado de:

SANGRÀ, A. (2003). La educación a distancia como factor clave de innovación en los modelos pedagógicos. Discursos. Perspectivas em Educação. Universidade Aberta, N.º1, 15-22.

SANGRÀ & Duart, J. (2000). Formación universitaria por medio de la web: un modelo integrador para el aprendizaje superior. In: J. Duart & A. Sangrà (eds), Aprender en la virtualidad. Barcelona: Gedisa.

SANGRÀ & Sanmamed, M. (Coords.) (2004). La transformación de las universidades a través de las TIC: discursos y prácticas. Barcelona: UOC.

SANGRÀ; Vlachopoulos, D., Cabrera, N., Bravo, S. (2011). Hacia una definición inclusiva del e-learning. Barcelona: eLearn Center.

SANGRÀ; Vlachopoulos, D. & Cabrera, N. (2012). Building an inclusive definition of e-learning: an approach to the conceptual framework. IRRODL, 13 (2), 145-159.

SANTOS, C. (2008). O grupo de discussão e os estudos sociológicos em contexto escolar. VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: saberes e práticas. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa.

TRINDADE, A. (2005). The transformation of higher education: convergence of distance and presence learning paradigms. Educação a distância: percursos. Lisboa: Universidade Aberta, 303-321.

ZAWACKI-RICHTER, O. (2009). Research Areas in Distance Education: A Delphi Study. International Review of Research in Open and Distance Learning, 10 (3).

ZAWACKI-RICHTER, O; Bäcker, E. & Vogt, S. (2009). Review of Distance Education Research (2000 to 2008): Analysis of Research Areas, Methods, and Authorship Patterns. International Review of Research in Open and Distance Learning, 10 (6), 21-50.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Morgado, L., & Costa, A. (2018). Mapeamento das tendências de investigação em Educação a Distância e Elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(1), 53–71. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.81245

Edição

Seção

Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado