Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores

Autores

  • Maria Flavia Batista Lima Universidade Federal do ABC
  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445

Palavras-chave:

Formação de Professores, licenciaturas, Institutos Federais.

Resumo

O presente artigo discute a política de expansão das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e problematiza a formação de professores nesse espaço, já que historicamente as instituições federais profissionais ofertaram cursos técnicos de nível médio. O texto é decorrente de pesquisa que analisou dados estatísticos, legislação, documentos governamentais e entrevistas. Finalmente, são apresentados alguns aspectos sobre o modelo de formação docente no IF, que evidencia a prevalência dos conhecimentos específicos disciplinares no currículo dos cursos e menor foco nas discussões das questões pedagógicas.

Palavras-chave: Formação de Professores; licenciaturas; Institutos Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Flavia Batista Lima, Universidade Federal do ABC

Mestra e doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É Pedagoga na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação (USP). Professora da Universidade de São Paulo, na EACH. Atua também nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Integração da América Latina da USP. Desenvolveu pesquisa pós-doutoral no Center for International Higher Education, no Boston College, EUA e foi professora visitante no Centre for Globalisation, Education and Social Futures na University of Bristol, Reino Unido. É membro da rede Universitas/BR do GT11 Educação superior vinculado à ANPED e do Grupo de trabalho Universidad y políticas de educación superior da Clacso. É coordenadora do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES/USP).

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Batista Lima, M. F., & Barreyro, G. B. (2018). Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(2), 504–521. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445

Edição

Seção

Dossiê: Remuneração de professores de escolas públicas de Educação Básica no contexto do FUNDEB e PSPN