Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos

Autores

  • Thamara Caroline Strelec Universidade Estadual de Campinas
  • Valeriano Mendes Ferreira Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Raquel Gallego Calderon Universidad Autónoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80404

Palavras-chave:

Cooperação intergovernamental, Consórcios Públicos, Consórcio de Educação, Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

Partindo da inexistência no Brasil de consórcios públicos exclusivamente de educação nos termos da Lei de Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005), este artigo toma como referência o Consórcio de Educación de Barcelona, experiência única na Espanha de gestão compartilhada de redes públicas de ensino entre governos, com o objetivo de compreender seu modelo de gestão e identificar seus resultados e desafios. Por meio de um estudo de caso, constataram-se limitações para a implementação de programas e desafios oriundos das preferências e herança dos governos, embora o consórcio tenha permitido a superação de problemas na cobertura da rede de atendimento e de sobreposições na gestão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamara Caroline Strelec, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas com estágio doutoral no Instituto de Gobierno y Políticas Públicas na Universidad Autònoma de Barcelona, Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola Brasileira de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas com Bacharelado em Comunicação Social, com experiência em docência em instituições de ensino superior. Ganhadora do Prêmio Jóvenes Investigadores Joan Prats 2015, em Madrid/Espanha, entregue pelo Comitê Científico do VI Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas e do Prêmio de Monografias em Consórcios Públicos e Federalismo, entregue pelo Observatório de Consórcios Públicos, Frente Nacional de Prefeitos e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Brasil). Defendeu a tese Relações intergovernamentais no contexto educacional brasileiro: um estudo dos acordos de cooperação no âmbito da educação e a dissertação de mestrado Desafios da Adaptação Institucional: Um estudo do impacto da Lei de Consórcios Públicos no Estado de São Paulo.

Valeriano Mendes Ferreira Costa, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Sociologia (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. 

Raquel Gallego Calderon, Universidad Autónoma de Barcelona

(Ph.D.) em Government (Ciência Política) e Máster em Public Administration and Public Policy pela London School of Economics and Political Science (LSE). Também é Máster em Ciência Política e Licenciada em Ciências Políticas e Sociologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Está acreditada como Catedrática por AQU-Catalunya (2010). Atualmente é Professora agregada no Departamento de Ciência Política e Direito Público e Investigadora no Instituto de Gobierno y Políticas públicas (IGOP).

Downloads

Publicado

2019-01-10

Como Citar

Strelec, T. C., Costa, V. M. F., & Calderon, R. G. (2019). Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(3), 689–710. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80404