Sistemas de avaliação em larga escala e repercussões em diferentes contextos escolares: limites da padronização gerencialista

Autores

  • Andressa Aita Ivo
  • Álvaro Moreira Hypolito

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79308

Palavras-chave:

Avalição em larga escala, IDEB, Escola, Gerencialismo.

Resumo

O artigo discute como os sistemas de avaliação em larga escala, em especial a Prova Brasil, repercutem em espaços escolares diferentes. A partir de estudo qualitativo em duas escolas, os relatos dos gestores e professoras entrevistadas mostram como os sistemas de avaliação em larga escala têm assumido importância no contexto educacional. A política de índices de qualidade desconsidera as especificidades locais, reforça a competição e a busca desenfreada das escolas por resultados. Os resultados apontam que as políticas gerencialistas de avaliação não garantem a qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Aita Ivo

Professora da Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela UFPel.

Álvaro Moreira Hypolito

Professor da Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação pela UFMG, Ph.D. em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison, Pesquisador 1D do CNPq, desenvolve estudos sobre Trabalho Docente, Currículo e Gestão.

Referências

BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

______. Novos Estados, nova governança e nova política educacional. In: Apple, M.W., Ball, S.J. e Gandin, L.A. (org.) Sociologia da Educação - análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013, p.177-189.

______. The education debate. Bristol: The Policy Press, 2008.

______. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham; Opens University Press, 1994.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy – policy enactments in Secondary Schools. London: Routledge, 2012.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Educação em Revista. Belo Horizonte (10), p. 3-15, dez. 1989.

CARVALHO, L.M. O Senhor Director: fragmentos de uma história de actores e práticas escolares em Portugal. Educação e Pesquisa, v. 26, n.2, p. 31-49, São Paulo, Jul/Dec., 2000.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo - ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

ENGUITA, Mariano Fernández. Educação e teorias da resistência. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan/jun, 1989.

ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, v. 42, nº 146, p. 640-666, maio/ago. 2012.

FERRÃO, M. E.; FERNANDES, C. O efeito-escola e a mudança – dá para mudar, evidências da investigação brasileira. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v.1, n. 1, p. 1 -13, 2003.

FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.15, n.55, p.277-298, abr./jun. 2007.

IVO, A. A.; HYPOLITO, A.M. Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-Rio Grande do Sul. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 137-162, maio/ago. 2015

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.

LESSARD, C.; CAPRPENTIER, A. Políticas Educativas – a aplicação na prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M.I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan/abr. 2009.

NOGUEIRA, C. et al. A influência da família no desempenho escolar: estudo de dados da geração escolar 2005. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n.8, p.1-18, 2009.

OLIVEIRA, D. A. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, v.36, n.132, Campinas, jul/set, 2015.

PALERMO, G; SILVA, D.B.; NOVELLINO, M.S.F. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 31, n.2, p. 367-394, jul./dez. 2014.

PAZ, F.M.; RAPHAE, H.S. Contribuições para o debate sobre a Escola Pública: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 9, n. 2, p. 55-65, jul/dez 2012.

SANTOS, L. L. Políticas públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação (SAEB). Educação & Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, p. 346-367, Setembro, 2002.

VERGER, A.; NORMAND, R. Nueva gestión pública y educación: Elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, v.36, n.132, p. 599-622, Campinas, jul/set, 2015.

VIANA, M. As práticas socializadoras familiares como locus de constituição de disposições facilitadoras da longevidade escola em meios populares. Educação e Sociedade, v.26, n. 90, jan.-abr. 2005, p. 107-125.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Ivo, A. A., & Hypolito, Álvaro M. (2017). Sistemas de avaliação em larga escala e repercussões em diferentes contextos escolares: limites da padronização gerencialista. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(3), 791–809. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79308

Edição

Seção

Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI