A ação pedagógica dos gestores principais de instituições francesas: oportunidades e tensões

Autores

  • Anne Barrère

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79299

Palavras-chave:

gestores principais, ação pedagógica, instituição escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as representações e as convicções dos gestores principais de instituições francesas de ensino médio da região Norte da França e demarcar as principais tensões com as quais esses gestores se confrontam em suas novas missões pedagógicas. O estudo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o trabalho dos gestores principais e a partir das experiências de colaboração da autora em vários mestrados profissionais destinados a estes profissionais. Conclui-se que na instituição escolar, apesar de progredir pouco a pouco, a autonomia dos docentes ainda é pouco discutida e, na França, ainda é forte o estabelecimento da burocracia nas relações entre os profissionais que nela atuam. Ainda existe a influência das configurações locais das instituições e diversos fatores envolvidos em favor das novas missões estabelecidas para os gestores principais, objeto de estudo deste artigo.

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Biografia do Autor

Anne Barrère

professora na Université Paris Descartes, CERLIS, França.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Barrère, A. (2017). A ação pedagógica dos gestores principais de instituições francesas: oportunidades e tensões. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 33(3), 645–662. https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79299

Edição

Seção

Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI