Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol32n32016.65688Palavras-chave:
Formação docente, Educação a Distância, UAB.Resumo
O objetivo do estudo é compreender a formação docente a distância no contexto de expansão e interiorização da educação superior. São trazidas reflexões sobre o processo de implementação das políticas de formação de professores a distância na educação superior e suas implicações, mais especificamente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A metodologia adotada recorre a fontes bibliográficas e documentais e a entrevistas com os coordenadores de cursos da UFT que atuam em dois polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) situados no interior do estado do Tocantins. Os resultados evidenciam que houve um aumento significativo de oferta de cursos de licenciaturas a distância no estado; contudo, muitos desafios precisam ser superados no sentido de ampliar o acesso e garantir a qualidade na formação docente.Downloads
Referências
BARRETO, Raquel G. A formação de professores a distância como estratégia da expansão do ensino superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1299-1318, out.-dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/13.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2015.
BARRETO, Raquel G. Configuração da política nacional de formação de professores a distância. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 33-45, nov. 2010. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1789/1352>. Acesso em: 12 dez. 2015.
BRASIL. Conferência Nacional de Educação (CONAE). Documento de referência. Brasília: CONAE, 2014a.
______. Lei n. 13.005, de 25 de junho. Aprova o Plano Nacional de Educação. Portal da Legislação [do] Governo Federal. 2014b. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 15 dez. 2015.
______. Documento Final, Conferência Nacional de Educação (CONAE). Brasília: CONAE , 2010.
______. Decreto n. 5.800, de 8 de junho. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Portal da Legislação [do] Governo Federal. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 12 dez. 2014.
______. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.2005. Portal da Legislação [do] Governo Federal. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em: 15 fev. 2016.
______. CD/FNDE. Resolução nº 34, de 06 de agosto. Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para a apresentação, seleção e execução de projetos de cursos de licenciatura para professores em exercício nas redes públicas nos anos/séries finais do ensino fundamental e/ou médio, na EaD. Portal [do] Ministério da Educação. 2005. Disponível em:
< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proli_res34.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2016.
______. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei 9.493/96) Portal da Legislação [do] Governo Federal. 1998, Disponível <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2494.htm>. Acesso em: 01 fev. 2016.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Portal da Legislação [do] Governo Federal. 1996, Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 01 dez. 2015.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da Educação e mudanças da LDB/1996: dilemas e desafios? Contradições ou compromissos? In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB/1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014, p. 112-133.
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; PIMENTA, Sônia de Almeida. Políticas públicas de formação de professores da educação básica a Distância: o contexto do pró-licenciatura. Práxis Educacional, Vitória da Conquista-BA, v. 6, n. 10, p.101-123, 2010.
COSTA, Celso José da; PIMENTEL, Nara Maria. O sistema Universidade Aberta do Brasil na consolidação da oferta de cursos superiores no Brasil. Educação Temática Digital – ETD, Campinas, v. 10, n. 2, p.71-90, 2009.
DOURADO, Luiz; SANTOS, Catarina de Almeida. A Educação a Distância no contexto atual e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas In: DOURADO, Luiz. Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. 2ª ed. Goiânia: UFG; Belo Horizonte: Autêntica, p. 155-191, 2011.
FARIA, Denilda Caetano de. A EaD como política de expansão da educação superior: da implementação da EaD e a institucionalização da UAB na UFT. In: Anped Centro Oeste – Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 12, GT 02. Anais... Goiânia: XII ANPED Centro Oeste, 2014.
LEAL, Willany Palhares. Tecnologias e educação a distância nas políticas públicas de formação de professores: o habitus professoral na UNITINS. 2013, 255 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: . Acesso: em 13 dez. 2015.
MANCEBO, Deise; VALE, Andréa Araújo do; MARTINS, Tânia Barbosa. Políticas de expansão da educação superior no Brasil (1995-2010). Revista Brasileira e Educação, Rio de Janeiro, v. 20. n. 60, p. 31-50, jan./mar. 2015.
NASS, Daniel Perdigão. Licenciatura a distância em Física e Química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites. 2012. 254 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
UNIREDE. Histórico. Portal UniRede. Disponível em: < http://aunirede.org.br/portal>. Acesso em: 20 fev. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática (Modalidade EAD). Palmas: UFT, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Química (Modalidade EAD). Palmas: UFT, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico Institucional – PPI. Palmas: UFT, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Resolução n. 06/2005, de 13 de outubro de 2005. Cria, em caráter experimental, o Curso de Licenciatura Plena em Biologia, Modalidade EaD. Palmas, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.