A teoria da agenda globalmente estruturada para a educação e sua apropriação pela pesquisa em políticas educacionais

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n22016.63947

Palavras-chave:

Agenda Globalmente Estruturada para a Educação, Políticas Educacionais, Epistemologia, Roger Dale

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir os elementos principais da teoria da agenda globalmente estruturada para a educação (AGEE), elaborada por Roger Dale (2004), buscando mostrar suas potencialidades e limites para a pesquisa em políticas educacionais. O texto apresenta as contribuições e limites da mencionada teoria, bem como analisa como os pesquisadores brasileiros tem se apropriado de suas ideias. Ao final, o artigo ainda indica possibilidades de abordagens para a pesquisa em políticas educacionais com base na teoria da AGEE.

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Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor associado e pesquisador do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2016-08-21

Como Citar

Souza, Ângelo R. de. (2016). A teoria da agenda globalmente estruturada para a educação e sua apropriação pela pesquisa em políticas educacionais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(2), 463–485. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.63947