Planejamento e burocracia na prática escolar: sentidos que assumem na escola pública

Autores

  • Miguel Henrique Russo Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62356

Palavras-chave:

Planejamento escolar, prática escolar, plano escolar.

Resumo

A partir de relato extraído de uma pesquisa empírica e de alguns pressupostos sobre a prática do planejamento no âmbito escolar, o texto desenvolve reflexão crítica com vistas a  melhor compreensão dos determinantes imediatos daquele processo numa escola pública. O relato da pesquisa revela uma prática repetitiva e espontânea. A leitura do texto pode avivar a experiência vicária e orientar a prática escolar segundo uma perspectiva na qual o planejamento seja um instrumento metodológico de construção do projeto escolar e assuma, assim, um papel de catalisador da reflexão coletiva na escola.

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Biografia do Autor

Miguel Henrique Russo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Política e Administração da Educação

Referências

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SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

Russo, M. H. (2016). Planejamento e burocracia na prática escolar: sentidos que assumem na escola pública. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(1), 193–210. https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62356