Educação infantil no Brasil: reflexões sobre a supervisão e a gestão de recursos humanos
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol31n22015.61728Palavras-chave:
Educação Infantil, Gestão Educacional, Municípios.Resumo
O artigo reporta-se à pesquisa sobre gestão da educação infantil no Brasil, realizada em 2011 e 2012, em seis capitais. Apresenta parte da dimensão qualitativa do estudo, cujas fontes de informação foram as entrevistas realizadas nas Secretarias Municipais de Educação. Os dados referem-se ao trabalho de supervisão na educação infantil, aos recursos humanos que trabalham com as turmas de creches e pré-escolas e às formas de ingresso para o cargo de diretor. Constatou-se que: as atividades de supervisão estão vinculadas à formação continuada; existem planos de carreira diferenciados para professores de educação infantil, professores de outras etapas da educação básica e para auxiliares de turma. A indicação e a eleição são os mecanismos mais utilizados para a ocupação do cargo de diretor.
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