A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional

Autores

  • Jorge Adelino Costa
  • Patrícia Castanheira

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912

Palavras-chave:

Gestão das escolas, liderança escolar, análise organizacional da escola.

Resumo

A liderança constitui um tema cada vez mais presente nas abordagens que elegem a análise organizacional e a gestão das escolas como centros de interesse. Tratando-se de um fenômeno complexo, o seu estudo não pode ser isolado de outras vertentes básicas para a compreensão da escola, tais como os modelos de administração e gestão e os pressupostos teórico-conceituais das perspetivas organizacionais que enquadram o seu funcionamento. Neste artigo procuramos, num primeiro momento, situar a evolução histórica das concepções sobre liderança no contexto das teorias organizacionais e, numa segunda etapa, identificar algumas das principais dimensões que nos parecem prementes a uma certa peculiaridade do exercício da liderança nas escolas. Como principais objetivos deste trabalho pretendemos, por um lado, contribuir para o incremento da investigação num domínio inerente à gestão das escolas ao qual nem sempre foi dada a devida atenção e, por outro, alertar para a necessidade de se incrementar, em termos de políticas educativas, programas de formação especializada para os gestores escolares que elejam este domínio como conteúdo estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Costa, J. A., & Castanheira, P. (2015). A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(1), 13–44. https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912