Democracia, Estado e educação: uma contraposição entre tendências

Autores

  • Sidney Reinaldo Silva Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol26n12010.19679

Resumo

Este texto contrapõe concepções de democracia para investigar a gestão da educação, discutindo o potencial heurístico das mesmas perante questões ligadas à forma como as políticas públicas são concebidas e implementadas no campo da educação e às exigências da administração democrática da escola pública, destacando o tema da des/centralidade do estado. São analisadas três perspectivas para pensar a democracia: a contratualista ou liberal; a comunitarista ou participativa; e a concepção não-consensual ou democrática associada à “política da amizade”.Muitas vezes tais concepções de democracia se sobrepõem na prática, podendo ser enquadradas numa mesma família ético-política.

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Publicado

2011-04-12

Como Citar

Silva, S. R. (2011). Democracia, Estado e educação: uma contraposição entre tendências. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 26(1). https://doi.org/10.21573/vol26n12010.19679

Edição

Seção

Artigos