DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS

Rogerio Andrade Maciel, Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Marcos Renan Freitas de Oliveira

Resumo


Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.


Palavras-chave


Gestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113182

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Prefixo DOI: 10.21573