CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112662

Palavras-chave:

Círculo de Cultura, Gestão democrática, Paulo Freire, Participação popular, Educação popular.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à uma educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.

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Biografia do Autor

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau

Nilton Bruno Tomelin. Doutorando, pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

E-mail: niltonbt@sed.sc.gov.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8259577313091099

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville.

Rita Buzzi Rausch. Doutora em Educação, Docente e Pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil e na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC, Brasil.

E-mail: ritabuzzirausch@gmail.com

Lattes:http://lattes.cnpq.br/1747568551264254

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Tomelin, N. B., & Rausch, R. B. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 906–920. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112662

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional