CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA À PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch

Resumo


O presente estudo tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à uma educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.

Palavras-chave


Círculo de Cultura; Gestão democrática; Paulo Freire; Participação popular; Educação popular.

Texto completo:

PDF

Referências


BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Modalidades de pesquisa: um estudo introdutório. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~clovia/pesq_bI/textos/texto02.pdf. Acesso em:20.mar. 2021.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular. Org.: Ana Maria de Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 11a Edição, São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5a edição, São Paulo: Cortez, 2001

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 8 edição. São Paulo: Olho d’água. 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

FREIRE, Paulo. Educação e Participação Comunitária. In: CASTELLS, Manuel.

et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes

Médicas, 1996. p.53-61.

FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização: uma nova visão do processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife. Nº 4; Abril-Junho, 1963.

FREIRE, Paulo e BETTO, FREI. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática, 1985

FREIRE, Paulo e SCHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

SME. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Construindo a Educação Pública e Popular, caderno 22 meses, São Paulo, 1990. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1377 Acesso: 21.mar.2021.

SME. Secretaria Municipal de Educação São Paulo. Aos que fazem Educação Conosco em São Paulo. In: Diário Oficial do município de São Paulo. 34 (021). 1º/02/1989. Suplemento. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1027. Acesso: 21.mar.2021.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112662

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573