Liberdade de ensino ou escolha da família? Velho dilema, nova roupagem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108973

Palavras-chave:

liberdade de ensino, Escola Sem Partido, educação domiciliar, protofascismo

Resumo

Este artigo se baseia na educação como direito público subjetivo, da Constituição Federal de 1988 ao Brasil de 2020. O avanço da direita protofascista nos pleitos de 2014 a 2018 delineou um encaminhamento da educação: a escolha da família como liberdade de ensino. Pesquisa qualitativa, com resultados parciais, apresenta a tramitação de Projetos de Lei, como os que visam à Escola Sem Partido e à possibilidade de educação domiciliar – homeschooling – como ataques ao direito educacional e à liberdade de ensino, pondo em risco a existência da educação pública como garantia de um país democrático.

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Biografia do Autor

Viviane Merlim Moraes, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga, especialista em educação superior, mestre e doutora pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF, na área de Organização do Trabalho na Escola.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Moraes, V. M. (2021). Liberdade de ensino ou escolha da família? Velho dilema, nova roupagem. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 486–505. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108973