Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108606

Palavras-chave:

Administração Pública, Contexto da Educação, Capacidades Organizacionais, Administração da Educação.

Resumo

O presente estudo visa analisar as relações intraorganizacionais de uma organização pública do contexto amazônico. Para tanto, realizou-se entrevistas com diferentes atores para subsidiar as discussões. As entrevistas foram analisadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o capital humano, as crenças, o relacionamento, o designer organizacional entre outros impactam na coordenação e no desempenho das ações organizacionais. Constata-se que para mitigar os fatores negativos são necessárias mudanças no sistema de coordenação, no delineamento organizacional,  na estrutura de autoridade, de responsabilidade e de especialização dos atores internos.

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Biografia do Autor

Lucas Pereira da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Alenquer, Alenquer, PA, Brasil.

Ritiele de Jesus Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduanda em Administração, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduanda em Ciências Contábeis, pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Alenquer, Alenquer, PA, Brasil.

Carla Raiana Silva Paula, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Alenquer, Alenquer, PA, Brasil.

Raykele Sena Ribeiro, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Alenquer, Alenquer, PA, Brasil.

Marco Aurélio dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Curso de Administração da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Alenquer, Alenquer, PA, Brasil.

Léo César Parente de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Curso de Administração da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Alenquer, Alenquer, PA, Brasil.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, L. P. da, Rodrigues, R. de J., Silva Paula, C. R., Ribeiro, R. S., Santos, M. A. dos, & Almeida, L. C. P. de. (2021). Educação no Contexto Amazônico: Capacidades, Relações Intraorganizacionais e os Reflexos na Gestão Educacional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 447–465. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108606