Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108420

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Formação de Professores, Educação Básica, Parfor.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa qualitativa de avaliação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa tem como objetivo fomentar a oferta de educação superior gratuita a professores da educação básica. Participaram da pesquisa 1.225 professores egressos do programa. Os resultados apontam para a necessidade de melhora do processo seletivo para o Parfor, tendo em vista o grande número de professores que atualmente frequentam cursos fora de sua área de atuação. Além disso, mostra-se como o baixo envolvimento das secretarias de educação tem causado dificuldades aos professores beneficiados pelo programa.

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Biografia do Autor

Sofia de Brito Ferreira, Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP

Mestre em Administração Pública pelo IDP e Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB).  Analista de Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Caio Cordeiro de Resende, Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP

Doutor (2018) e Mestre (2012) em Economia pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Consultor Legislativo no Senado Federal e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública - Políticas Públicas e Gestão Governamental do IDP. 

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Ferreira, S. de B., & Resende, C. C. de. (2021). Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(1), 417–446. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108420