Nova Gestão Pública e Gestão Democrática da Escola: as experiências da primeira fase de implementação do Programa Ensino Médio Inovador

Clecí Körbes, Monica Ribeiro da Silva

Resumo


O artigo analisa as implicações das abordagens de gestão democrática e de gestão gerencial na experiência de implementação do Programa Ensino Médio Inovador em sua primeira fase. Os dados foram obtidos por meio de questionário junto a 2006 escolas utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. O estudo evidenciou que as experiências mais próximas das intenções do Programa estiveram associadas a vivências participativas. Detectou que o principal entrave à formação integral foi a adoção de práticas inspiradas na abordagem de gestão gerencial focadas na padronização, na adaptação e no controle.

Palavras-chave


Ensino Médio; Programa Ensino Médio Inovador; Gestão Democrática; Nova Gestão Pública.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108056

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Prefixo DOI: 10.21573