O perfil educacional dos estudantes da educação a distância da UNIPAMPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104884

Palavras-chave:

Educação a Distância, Estudante universitário, Perfil. THE

Resumo

A efetivação da Educação a Distância (EaD), no Brasil, não é um fato novo. A educação nesta modalidade vem se solidificando ao longo dos anos, e, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394/96 e do Decreto nº 5.622/2005 foi regulamentada. O ensino a distância somado ao advento das tecnologias e o interesse de oferta de cursos à distância por parte dos agentes governamentais, vem tomando novos rumos, e ocupando cada vez mais um lugar de destaque no cenário da educação nacional. Logo, esta pesquisa teve por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da modalidade da EaD da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bem como as suas habilidades enquanto seres autônomos nos processos de ensino e de aprendizagem. A metodologia usada para conhecer este perfil foi à aplicação de questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas nos 21 polos comtemplados com cursos implantados à distância pela instituição. Foi realizada a análise dos dados coletados e fundamentados com revisão bibliográfica que tratam deste debate. Ao final foi constatado que grande parte dos estudantes ainda enfrentam problemas relacionados à sua autonomia, uma vez que não há na instituição um suporte voltado exclusivamente a esta modalidade. Tendo por base os resultados deste estudo se tem a expectativa de que a Universidade propicie condições para que o aluno tenha autonomia e seja um estudante crítico e habilidoso de suas práticas enquanto agente do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Diretor Geral Pro Tempore do CEFET-RJ no segundo semestre de 2019. Foi assessor e Diretor de Programa Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), no primeiro semestre de 2019. Foi Vice-Reitor eleito da Universidade Federal do Pampa gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor eleito e Coordenador Acadêmico eleito do Câmpus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Foi conselheiro eleito e vice-presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa. Atuou no Instituto Federal Sul-riograndense de 1995 a 2009, participando de vários grupos e comitês. Foi coordenador de pós-graduação no Instituto. Foi cedido à prefeitura de Pelotas, como assessor da Secretaria Municipal da Educação de 2004-2009. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Professor Associado II. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Unipampa. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro suplente do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Conselho de Administração da FAETEC/RJ e do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ.

 

Marilice Cortes, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Políticas Públicas na Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja. Possui Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Cruz Alta e Pós Graduação Latu Sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área administrativa, financeira e pedagógica de Escola da Rede Estadual e experiência na plataforma Moodle. Atualmente é servidora pública, no cargo de Assessora Especial da Reitoria da Universidade Federal do Pampa - São Borja. Atualmente é integrante do Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras e integrante do GEEP - Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política da Universidade Federal do Pampa. Pesquisa sobre Educação a Distância, Desenvolvimento Regional, Universidade Aberta do Brasil e Políticas Públicas. (Texto informado pelo autor)


Ruhena Kelber Abrao, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Educação Física (FURG). Mestre em Educação Física (UFPel) e Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRGS). Pós Doutorando em Políticas Públicas (UMC), na linha em Práticas de Saúde e Desenvolvimento. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins (UFT).Docente do curso de Educação Física e professor Permanente no Programa de Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS). Bolsista Produtividade em Pesquisa pela UFT. Tutor da residência multiprofissional em Saúde da Família e bolsista da Escola de Saúde Pública de Palmas. Coordena, desde 2016, o Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, Rede CEDES.Filiado a Associação brasileira de pesquisa e pós-graduação em estudos do lazer (ANPEL) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Foi Conselheiro Chefe da Editora da UFT - biênio (2017-2019). Foi bolsista da Fiocruz (2016-2017). Foi Coordenador dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Educação Física, modalidade PARFOR. Atuou por 12 anos na Educação Básica na esfera pública municipal, estadual e particular, bem como orientação escolar. Desde 2008 atua no Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, formação de profissionais para a docência, Recreação Hospitalar, Estudos do Lazer, bem como Gestão, Planejamento e Políticas Públicas em Saúde.

 

Referências

ABRÃO, K. R..; DEL PINO, J. C. Cognição e aprendizagem no espaço da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1776-1798, 2016.

ALMEIDA, F. J. Educação e Informática: os computadores na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. 4. ed. São Paulo: Autores associados, 2003.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Editora Autores Associados, 2009.

BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.html Acesso em 06 dez 2018.

BRASIL. Decreto nº 6069 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. 2007 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm Acesso em: 12 fev 2019.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior. 2019a. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em 31 de agosto de 2019.

BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Diretoria de Educação a Distância.2018. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/ead/polos-uab/.Acesso em 10 agosto de 2019.

BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE - População economicamente ativa com curso superior completo (PEACSC). 2019b Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3543#resultado. Acesso em 15 dez 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LÉVY, P. O Que é o Virtual. São Paulo, Editora 34. 1996.

LITTO, F. M., FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. 2ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Europa América, 1997.

PALLOF, R; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Tradução de Vinícius Figueira. Porto alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Vieira, M. A., Cortes, M., & Abrao, R. K. (2020). O perfil educacional dos estudantes da educação a distância da UNIPAMPA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1029–1045. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104884

Edição

Seção

Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos