Valorização do professor da educação básica e as metas do PNE: um estudo do caso de Piraquara/ PR

Daniele Meira Cordeiro, Andréa Barbosa Gouveia

Resumo


Este artigo problematiza as condições de valorização dos professores, a partir das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e do Plano Municipal de Educação (PME), em um município com baixo desenvolvimento econômico e alta dependência do FUNDEB, mas que apresenta um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) estruturado. Objetivou-se analisar as condições de remuneração e formação previstas no PCCR e a efetividade do preceito constitucional da valorização. O estudo de caso privilegiou a análise documental cotejada com dados do Censo Escolar, SIOPE e RAIS. Os resultados exploram avanços e impasses na formulação do PME e valorização dos professores.


Palavras-chave


Políticas Educacionais; Valorização dos professores; PNE; PME.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.104640

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