Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102961

Palavras-chave:

Dedicação exclusiva, docentes universitários.

Resumo

O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente em regime integral a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. O objectivo é analisar a relação entre a política pública formulada e a sua implementação, a luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de Serge

Moscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa associado a reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das politicas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque a sua aplicação é condicionada pelas condições objectivas do contexto sempre dinâmico e cambiante.

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Biografia do Autor

Fernandino João Pereira Leitão, Escola de Magistério Comandante Benedito

Nome e apelidos: Fernandino João Pereira Leitão

Lugar e data de nascimento: Ndalatando, Cuanza Norte, Angola. 31/Maio/1983

Estado Civil: Casado

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1032-8822        

  E-mail: dinoleitao1@hotmail.com              

Idiomas que domina: português (materno), espanhol fluente (falado e escrito) e inglês (básico).

2012-2015: Doutoramento em Ciências Pedagógicas, na Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, República de Cuba

2013-2015: Mestrado em Atenção Educativa à Diversidade, na Faculdade de Educação Infantil da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, República de Cuba

2005-2009: Licenciatura em Ciências de Educação, Opção Matemática, no Instituto Superior de Ciências da Educação -ISCED do Uíge da Universidade Agostinho Neto. República de Angola

1999-2002: Técnico Médio de Educação, opção Matemática e Física no IMN- Instituto Médio Normal “Comandante Benedito” de Ndalatando, Angola.

Professor desde 2003, leccionando no ensino geral e universitário. Exerci vários cargos de direcção em Instituições do Ensino Superior: vice-decanos nas áreas académica e científica. 

Actualmente sou professor de teoria de educação e desenvolvimento curricular na área de formação de professores do magistério.

 

Ultimas tres publicações:

2019: Artigo “O impacto da inadequada política de gestão dos recursos humanos qualificados no desenvolvimento da educação” na Revista Angolana de Ciências-RAC, Vol 1. Nº 1 de (Janeiro-Junho) de 2019 da Revista Angolana de Ciências (RAC) com ISSN: 2664-259X, páginas 208-2018.

2019: Artigo “A extensão universitária nas instituições do ensino superior pedagógico: uma reflexão a partir das escolas de magisterio primário” na Revista Angolana de Extensão Universitária - RAEU, v. 1, n. 2, p. 45-57, 2019.

2015: Artigo “La atención educativa a la diversidad en Angola. Una reflexión desde la gestión escolar.” en la Revista Orbita Científica. En el Nº 87 del volumen 21 correspondiente al bimestre Nov.-Dic del año 2015 de la revista electrónica “orbita científica” ISSN: 1027-4472  RNPS: 1805 folio 2 tomo III.

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República de Angola. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação-MESCTI (2016). Anuário estatístico. Luanda: Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística.

República de Angola. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação-MESCTI (2017). Anuário estatístico. Luanda: Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística.

República de Angola. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação-MESCTI (2018). Anuário estatístico. Luanda: Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Leitão, F. J. P. (2020). Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(3), 1128–1152. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102961