Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas brasileiras

Tauã Carvalho de Assis, Maria da Glória Gohn

Resumo


O trabalho objetiva problematizar as perspectivas teóricas brasileiras sobre a participação sociopolítica na educação. Para isso, recorremos aos artigos publicados sobre a temática em três revistas especializadas em educação: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluímos que a participação tem sido descrita nas publicações analisadas, a partir de quatro perspectivas distintas que alteram desde sua concepção até sua forma de atuação e abrangência.

Palavras-chave


Participação sociopolítica. Educação. Produção teórica brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


BRZEZINSKI, Iria. Princípios1 da Carta de Goiânia/IVCBE na Constituição Federal “cidadã” (CF/1988): participação da sociedade civil nas políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 29, n. 2, nov. 2013.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 11ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.94-104.

CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Custo Aluno Qualidade inicial, 10% do PIB e uma nova fonte de receita: novas perspectivas para o financiamento da educação básica?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 487 - 507, ago. 2016.

COSTA, Márcio da. Criar o público não-estatal ou tornar público o estatal? dilemas da educação em meio à crise do Estado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.18, pp.41-51.

DE SOUZA, Donaldo Bello. Anais dos eventos da Anped e da Anpae (2000-2008) e o estado da temática gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 26, n. 3, pp. 441-459. set./dez. 2010.

DOURADO, Luiz Fernandes. A Conferência Nacional de Educação, o Plano Nacional e a construção do Sistema Nacional de Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 25, n. 2, mai./ago. 2009. ISSN 2447-4193.

DOURADO, Luiz Fernandes; JUNIOR, Geraldo Grossi; FURTADO, Roberval Angelo. Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições. RBPAE, v. 32, n. 2, p. 449-461, mai./ago. 2016.

FERREIRA, Izabel do Rocio Costa et al. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.61-76.

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira et al. Abordagem das desigualdades de gênero e diversidade sexual em sindicatos de trabalhadoras/es em educação: o caso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n. 252, p. 404-428, Ago. 2018.

FLACH, Simone de Fátima; SAKATA, Kelly Letícia da Silva. O princípio da gestão democrática na educação pública e sua efetivação no âmbito do sistema municipal de ensino de Ponta Grossa-PR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 549 - 569, ago. 2016.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

___. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011a. (Coleção questões de nossa época; v. 32)

___. Movimentos sociais na contemporaneidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011b, vol.16, n.47, pp.333-361.

___. Participação e democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Petrópolis: Vozes, 2019.

HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.41, pp.355-369.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Docência em Formação)

MILANI, Carlos R. S. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. RAP – Revista da Administração Pública, 42 (3), mai.-jun./2008, p. 551-579. Rio de Janeiro: FGV.

MIRANDA, Dely Bezerra de; PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas. O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 375 382, set./dez. 1996.

MIRANDA, Dely Bezerra de; PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas. O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, [S.l.], v. 25, n. 3, dec. 1996.

MONTE, Nietta Lindenberg. E agora, cara pálida? Educação e povos indígenas, 500 anos depois. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 15, p. 118-133, dez. 2000.

NARDI, Elton Luiz. Itinerários da participação na gestão de escolas públicas de educação básica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 31, n. 3, p. 649 - 666, set./dez. 2015.

NASCIMENTO, CLARICE ANTUNES DO. Do governo dos homens... e das almas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230014, 2018 .

NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira; ARAUJO, Maria Inêz Oliveira. Política pública e educação ambiental: aspectos conceituais e ideológicos de participação, democracia e cidadania em Sergipe. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 941, dez. 2019.

OLIVEIRA, Cristina Borges de. Jovens deficientes na universidade: experiências de acessibilidade?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.961-984.

PEREIRA, Sônia. A contribuição do homem simples na construção da esfera pública: os trabalhadores rurais de Baturité - Ceará. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 26, p. 29-43, ago. 2004.

PEREIRA, Sônia. Espaços de participação e escolarização de trabalhadores rurais: construção ou destituição do direito à educação no campo?. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 359-371, ago. 2007.

PUCCI, Bruno. Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação: apontamentos históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.36, pp.424-442.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. Curitiba, 2006.

SILVA, Luiz Fernando da; DUARTE, Adriana. Gestão por resultados e participação da comunidade escolar: a experiência da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 33, n. 3, p. 751 - 769, dez. 2017.

SILVA, Rogério Correia da. Participação e aprendizagem na educação da criança indígena. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 655-670, set. 2014.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573