Perspectivas para a formação de formadores de futuros professores no contexto das políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100486

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente. Formadores de futuros professores. Políticas públicas. Educação superior.

Resumo

O artigo discute as perspectivas para o desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores a partir da análise do ordenamento legal relativo à formação de professores de nível superior e das ações e programas de agências vinculadas ao Ministério da Educação vocacionadas ao ensino superior. A análise, qualitativa e interpretativa, incidiu sobre um conjunto de documentos oficiais compilados mediante uma busca criteriosa nos sites oficiais vinculados ao Ministério da Educação. Estes documentos, que constituíram o material empírico do estudo, foram analisados e interpretados, a partir dos quais evidenciamos duas perspectivas de desenvolvimento profissional para o docente da educação superior: a universidade é lócus para o desenvolvimento do formador, quer seja como instância para realização de programas de pós-graduação, pós-doutorado, realização de parcerias institucionais e interinstitucionais, assim como por oportunizar ao professor formador diferentes experiências profissionais em nível de ensino e pesquisa; o desenvolvimento do formador se concretiza mediante a realização de pesquisa e produção de conhecimento, na medida em que os incentivos se concentram na distribuição de bolsas de pesquisa e pós-graduação e premiação de trabalhos de destaque.

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Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática - UNESP
Pós doutorado - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Professora, Classe D, nível Associado II, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Campus de Erechim - Erechim, RS
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS
Coordenadora do Grupo do Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T

William Xavier de Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Campus Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Servidor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Chapecó. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). E-mail: wxalmeida89@gmail.com

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Richit, A., & de Almeida, W. X. (2020). Perspectivas para a formação de formadores de futuros professores no contexto das políticas públicas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(2), 670–691. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100486