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Chamada para o dossiê “Paulo Freire e a gestão educacional” |
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Organização: Itamar Mendes da Silva (Ufes) e Lisete Arelaro (USP) Objetivo do dossiê: reunir textos inéditos resultantes de pesquisas teóricas e teórico-práticas que discutam a gestão educacional utilizando o referencial freireano. “Uma escola pública popular não é apenas aquela à qual todos têm acesso, mas aquela de cuja construção todos podem participar, aquela que atende realmente aos interesses da maioria; é, portanto, uma escola com uma nova qualidade baseada no compromisso, na postura solidária, formando a consciência social e democrática.” (PMSP, 1989, p. 10). Em 2021 se comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire, o teórico, filósofo da educação e educador brasileiro mais estudado, citado e homenageado no mundo. Produções sobre os mais variados aspectos de sua obra e vida têm sido publicadas em livros e periódicos. Entretanto, a gestão e as políticas educacionais têm sido aspectos pouco explorados nos escritos que tratam de suas contribuições teóricas e práticas. Paulo Freire atuou como gestor e escreveu sobre o tema em alguns de seus livros quando refletiu sobre suas práticas no assessoramento e/ou na coordenação de programas e como secretário de educação. Paulo Freire foi Secretário de Educação do Município de São Paulo quando Luiza Erundina (então no PT), foi prefeita da cidade de São Paulo (1989-1992). Naquela experiencia Paulo Freire assumiu, junto com sua equipe, o proposito de construir, coletivamente, uma escola pública que fosse popular e, radicalmente, democrática. Assim, suas ações modificaram a estrutura da secretaria e criaram espaços genuínos e/ou inéditos de participação direta e representativa: Colegiados gestores; Plenárias Pedagógicas; Conselhos de Escola; Conselhos Regionais de Representantes de Conselhos de Escola. Temas pertinentes: - A gestão democrática da escola na perspectiva freiriana; - A gestão democrática de redes e sistemas na perspectiva freiriana; - Paulo Freire e a política educacional; Prazo de submissão: até 31 de março de 2021. Previsão de publicação: setembro de 2021. |
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Publicado: 2021-01-13 | |
Lançamento da Revista Educação Básica Em Foco - ANPAE |
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A Revista Educação Básica em Foco é uma das iniciativas institucionais que concretizam o compromisso da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de subsidiar debates e proposições relativos às políticas e à administração da Educação Básica no Brasil, pautadas pela garantia do direito à educação de qualidade para todos e pelo fortalecimento da gestão democrático-participativa na educação pública. Constitui-se como espaço de divulgação, intercâmbio e debate de conhecimentos produzidos em diferentes espaços e instâncias educativas – escola básica, universidades, fóruns de educação, entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis etc. -, propiciando a divulgação de iniciativas e ações desenvolvidas nas redes de ensino e suas instâncias – central, regionais e escola – e contribuições oriundas de estudos realizados em universidades e outras instituições de pesquisa, que colaborem efetivamente para a garantia do direito e da gestão democrática da educação pública brasileira. Acesse em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/ |
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Publicado: 2020-06-29 | |
Registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) |
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Caros leitores, autores e pareceristas, Seguindo uma tendência de internacionalização e objetivando ampliarmos a visibilidade dos artigos publicados na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, solicitamos a todos os autores que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/). O ORCID é um identificador digital para o autor, indispensável nas revistas internacionais. Solicitamos que, após o registro, atualize seu perfil na plataforma da RBPAE, utilizando seu login e senha. Observação: caso tenha dúvidas, segue link de orientação: https://www.contentmind.com.br/orcid/ Atenciosamente, Equipe Editorial da RBPAE |
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Publicado: 2018-09-05 | |
PASSO A PASSO: SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS |
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Publicado: 2015-09-15 | Mais... |
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