Sobre a Revista

Quális

A4.

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Estudos Africanos é uma publicação semestral, em formato digital e impresso, dedicada à pesquisa, à reflexão e à difusão de estudos sobre temas africanos, com ênfase na área de relações internacionais, história, ciência política e economia. A RBEA é um veículo estritamente acadêmico, ligada ao Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Política editorial

A RBEA publica artigos científicos e resenhas de livros de pesquisadores e professores doutores, ou em coautoria com estes, inéditos com ênfase nas análises de Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e Correntes de Pensamento. A Revista tem como público alvo pesquisadores, professores e estudantes interessados nas especificidades do continente africano e de sua inserção internacional. Combinada a esta perspectiva, a Revista pretende ampliar o debate sobre a projeção brasileira e seus esforços de cooperação (inclusive em Defesa) com os países africanos no perímetro do Atlântico Sul e a construção de uma identidade regional frente a um cenário de transformações geopolíticas. 

Missão

A RBEA é um veículo destinado à ampliação do conhecimento e do debate multidisciplinar sobre a África Contemporânea, o sistema de relações interafricanas, as estruturas que o compõe e a inserção internacional do continente, assim como as interações no eixo Sul-Sul do atual Sistema Mundial.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados à revista serão submetidos a um processo editorial composto pelas seguintes fases:

1) Os artigos recebidos serão objeto de uma avaliação preliminar por parte dos membros da Equipe Editorial, que determinarão a pertinência, ou não, da sua publicação e adequação às Instruções aos Autores.

2) Uma vez estabelecido que o artigo cumpre os requisitos temáticos, além dos requisitos formais indicados na seção Diretrizes para Autores, ele será submetido à verificação de plágio, mediante a ferramenta externa Plagius - Detector de Plágio.

3) Uma vez estabelecido que o artigo não ultrapassa o índice de 15% de semelhança no texto, ele será enviado para dois pareceristas externos (ad hoc), especialistas nas áreas de atuação da revista, pelo sistema “duplo-cego”, que determinarão, de forma anônima:

a) a publicação do artigo, sem modificações;

b) a publicação do artigo, após pequenas modificações;

c) a análise do artigo por um terceiro avaliador; ou

d) a não publicação do artigo.

4) Caso as decisões dos pareceristas sejam divergentes, o artigo será avaliado por um terceiro parecerista.

5) A decisão final sobre a publicação da matéria será de responsabilidade da Comissão Editorial e será comunicada aos autores. 

Periodicidade

A RBEA publica, semestralmente, artigos e resenhas inéditos nos idiomas inglês, espanhol e português.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores e Bases de Dados

        

              

                                  

                     

                        

 

Ética na Publicação Internacional e Declaração de Negligência

Nossas declarações foram baseadas no COPE Best Practice Guidelines for Journal Editors, the Directory of Open Access Journals (DOAJ), the Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA), the World Association of Medical Editors (WAME) and SciELO Guidelines on Best Practices for Strengthening Ethics in Scientific Publication.

Todas as partes envolvidas no processo de publicação devem concordar quanto a certos padrões de comportamento ético: o editor, o autor e os revisores. O processo de revisão será efetuado utilizando o método de revisão cega e por pares.

Deveres do editor

Decisões quanto à publicação

O editor da Revista Brasileira de Estudos Africanos é responsável pela decisão final quanto à publicação de um artigo. O editor é guiado por políticas, missão e escopo do periódico, e pode ser influenciado por questões de ordem legal, como o plágio, o que implica na rejeição imediata da submissão. O editor também deve basear suas decisões nas revisões cegas, submetidas pelos pareceristas.

Isenção

O editor da Revista Brasileira de Estudos Africanos sempre avaliará manuscritos a partir de seu conteúdo, sem qualquer menção a raça, gênero, orientação sexual, credo, origem étnica ou ideologia dos autores.

Confidencialidade

O editor e qualquer membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Estudos Africanos não deve divulgar qualquer informação quanto a um artigo enviado, a não ser que para: o respectivo autor, revisores, potenciais revisores e outros conselheiros editoriais, conforme apropriado.

Divulgação e conflitos de interesse

Materiais não publicados de determinado manuscrito enviado não devem ser utilizados na pesquisa do próprio editor e dos pareceristas sem o devido consentimento do autor.

Deveres dos Revisores

Contribuição para Decisões Editoriais

A revisão cega contribui para decisões editoriais e, junto às comunicações entre editor e autor, podem também ajudar a melhorar o artigo submetido.

Prontidão

O revisor selecionado que se sentir impossibilitado de avaliar um manuscrito ou que não poderá avalia-lo em prazo hábil deve notificar o editor e se retirar do processo de revisão.

Confidencialidade

Os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outros que não os pareceristas, exceto se autorizado pelo editor.

Padrões de objetividade

Revisões devem ser conduzidas de maneira objetiva. Críticas pessoais são inapropriadas, pois não são isentas de subjetividade. Revisores devem tecer suas considerações com argumentos substanciados.

Reconhecimento de Fontes

Os revisores da Revista Brasileira de Estudos Africanos devem identificar trabalhos e publicações relevantes que não foram citados pelos autores. A identificação de que uma observação, inferência ou argumento foram reproduzidos ou compilados de outros autores deve ser acompanhada deve ser acompanhada de citação correspondente.

O revisor também deve chamar a atenção do editor mediante qualquer semelhança substancial ou sobreposição de temas entre um manuscrito sob avaliação e outros trabalhos já publicados de que tem notícia.

Divulgação e Conflitos de Interesse

Informação ou ideias privilegiadas obtidas através da revisão cega devem ser mantidas de forma confidencial e não devem ser usadas com vistas à vantagem pessoal dos revisores. Estes devem se abster da revisão se houver quaisquer conflitos de interesse resultantes de relações e conexões competitivas ou negativas de qualquer tipo.

Deveres dos Autores

Padrões de Pesquisa

Autores de artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Africanos devem ter feito pesquisas originais e manuscritos submetidos não devem estar sob revisão em outro periódico. Um artigo deve conter detalhamento e referências suficientes para permitir que outros tenham acesso às fontes utilizadas. Afirmações fraudulentas ou sabidamente incorretas constituem comportamento antiético e serão, portanto, motivo de rejeição do manuscrito.

Acesso aos Dados

Autores devem estar preparados para que o acesso aos dados utilizados na pesquisa, em caso de pesquisa empírica, sejam solicitados para revisão editorial.

Originalidade e Plágio

Os autores devem submeter artigos originais, sob pena de rejeição do manuscrito. Assim sendo, toda ideia publicada por outro deve ser devidamente referenciada.

Publicação Concorrencial

Autores não devem enviar manuscritos provenientes da mesma pesquisa para mais de um periódico ou publicação de tipo original. Submeter o mesmo artigo a mais de um periódico sem aviso de qualquer tipo constitui comportamento antiético e implicará na rejeição do manuscrito.

Reconhecimento de Fontes

Os autores dos manuscritos devem indicar adequadamente qualquer apropriação de ideias e/ou argumentos já publicados.

Autoria do Artigo

A autoria deve ser limitada àqueles que tenham sido de grande contribuição para a concepção, estrutura, execução ou interpretação do trabalho. Todos aqueles que tenham feito significativas contribuições devem ser listados como coautores. Onde quer que existam outros que tenham contribuído com aspectos substantivos do projeto de pesquisa, há de se reconhecê-los e listá-los como colaboradores. O autor deve se assegurar de que todos os coautores são mencionados no trabalho, bem como de que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do artigo, concordando quanto à sua submissão.

Divulgação e Conflitos de Interesse

Autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer financiamento ou outro conflito de interesse substantivo que possam ter influenciado desenvolvimento dos resultados da pesquisa manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro ao projeto devem ser reconhecidas.

Erros Fundamentais em Trabalhos Publicados                                     

Quando um autor encontra um erro substancial em seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar o editor da Revista Brasileira de Estudos Africanos e colaborar a fim de corrigir tal erro.

Sponsors

         Periodicos LOGO                           Propesq LOGO

 

Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Estudos Africanos é uma publicação do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). O CEBRAFRICA tem suas origens no Centro de Estudos Brasil-África do Sul (CESUL), um programa estabelecido em 2005 através de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Suas atividades de pesquisa são desenvolvidas junto ao Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT), localizado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. É importante salientar que o CEBRAFRICA é uma instituição estritamente acadêmica e independente, de uma Universidade pública brasileira, sem qualquer vínculo governamental ou com fundações estrangeiras.

A RBEA, portanto, tem por objetivo difundir o conhecimento sobre o continente africano e suas relações com o Brasil, nas seguintes áreas: Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e sua Transformação e Correntes de Pensamento.