Que Papel a Presença poderia Desempenhar nas Práticas Acadêmicas? Sobre a performatividade da teoria no contexto da Filosofia-Performance

Autores

  • Alice Lagaay Hamburg University of Applied Sciences Centre for Performance Studies University Bremen
  • Anna Seitz Centre for Performance Studies University of Bremen

Palavras-chave:

Presença, Filosofia-Performance, Formatos de Conhecimento, Interdisciplinaridade, Contradições Performativas

Resumo

O diálogo discute o papel desempenhado pela presença em situações acadêmicas de copresença com outras pessoas (em comparação com a importância da presença em contextos artísticos). Questiona a medida em que as formas acadêmicas convencionais, para além de buscar garantir a objetividade teórica, na verdade pré-determinam ou, de fato, limitam a transmissibilidade do conteúdo teórico. A conversa aponta para a necessidade de uma nova atenção dramatúrgica à performatividade da teoria, e apela por uma abordagem inovadora aos formatos como as perguntas e os resultados referentes aos diversos campos nas humanidades poderiam ser apresentados e negociados com maior sucesso.

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

Lagaay, A., & Seitz, A. (2022). Que Papel a Presença poderia Desempenhar nas Práticas Acadêmicas? Sobre a performatividade da teoria no contexto da Filosofia-Performance. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(1), 01–20. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/99043

Edição

Seção

Filosofia-Performance