Do Teatro de Feira ao Circo Moderno

Autores

  • Mario Fernando Bolognesi Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Pesquisador CNPq.

Palavras-chave:

Teatro de Feira, Montagem de Atrações, Circo Moderno, Alard, Astley

Resumo

O artigo aborda a expulsão do teatro oficial francês dos comediantes italianos, em 1697, e o encontro deles com os saltimbancos das feiras de Paris, fato que impulsionou a efervescência experimental da cena forain. Procedimentos cênicos corporais e performáticos se associaram aos números de variedades. Os exercícios equestres, trazidos a Paris por Philip Astley, complementaram a matriz cênica do futuro espetáculo circense: a montagem de atrações. Conclui-se que a profissionalização dos artistas e a formação de companhias também foram determinantes para a organização comercial do teatro das feiras e do circo moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Fernando Bolognesi, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Pesquisador CNPq.

Professor Visitante da UFBA, Universidade Federal da Bahia, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP Universidade Estadual Paulista. Pesquisador do CNPq.

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Bolognesi, M. F. (2020). Do Teatro de Feira ao Circo Moderno. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–17. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93237

Edição

Seção

Outros Temas